Nvidia vai utilizar fábrica da Intel no Arizona para produzir GPUs

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min
CNBC

Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, deu uma entrevista à CNBC, onde falou sobre os altos e baixos de 2022, bem como a estratégia da Nvidia para fazer frente aos novos desafios, e qual a aposta da marca na Inteligência Artificial. Jen-Hsun Huang revelou que no último trimestre de 2022, a Nvidia conseguiu uma receita de 1.8 mil milhões de dólares (1.7 mil milhões de euros), o que representa uma queda de 46% face ao mesmo período em 2021.

Este resultado deveu-se à queda na procura de novas placas gráficas para gamers e na quase aniquilação do mercado de equipamentos para mineração de criptomoedas. Isto obrigou a Nvidia a ter que apostar em outras áreas, como o investimento no desenvolvimento de GPUs (processadores gráficos) dedicados para supercomputadores, que já estão a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial.

Fonte: CNBC

Segundo o CEO da Nvidia, os seus GPU foram fundamentais para soluções experimentais, como o ChatGPT, que na sua primeira versão, utilizou cerca de 10 mil Nvidia A100 para que este pudesse captar conhecimento para a sua base de dados. Para a próxima versão do ChatGPT, a Nvidia espera que vão ser utilizados cerca de 30 mil GPUs Nvidia para desempenhar a mesma tarefa, que será certamente mais completa e complexa.

Esta é, para Jen-Hsun Huang, o caminho certo para a Nvidia, até porque cada GPU Nvidia A100 é vendido em conjuntos de oito unidades, que têm um custo mínimo de 200 mil dólares, ou seja, o desenvolvimento da próxima geração do ChatGPT dará um lucro de 750 milhões de dólares para a Nvidia.

Mas esta é apenas a ponta do iceberg, pois caso um gigante como a Google deseje implementar uma solução similar no seu motor de pesquisa, isto iria exigir 4.1 milhões de GPUs Nvidia para garantir um desempenho sem falhas. Durante a entrevista, a jornalista Katie Tarasov questinou Jen-Hsun Huang sobre a importância e o impacto que a TSMC tem na Nvidia, e este confirmou que esta tem um impacto gigantesco, e que é fundamental a diversificação de fornecedores.

Como tal, uma das medidas que a Nvidia irá implementar muito em breve será a aquisição de chips semicondutores produzidos na fábrica de última geração da Intel no Arizona, local onde também a TSMC, o maior fornecedor da Nvidia, está a construir uma nova fábrica que irá produzir material semicondutor a 3 nanómetros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version