Intel confirma futuros Xeon Sierra Forest com 144 núcleos E para 2024

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Durante o Webinar para investidores de Data Center e IA, a Intel afirmou que irá manter os seus planos de lançamento de processadores profissionais Xeon, mantendo no seu roadmap o lançamento de quatro arquitecturas Xeon para os próximos dois anos.

Segundo este roadmap, a Intel irá fazer uma divisão de linhas de processadores, com modelos orientados para alto desempenho, que estarão somente equipados com múltiplos núcleos P (de Performance), e outra linha orientada para maior eficiência energética, estando equipados somente com múltiplos núcleos E (de Eficiência).

Para os modelos equipados com núcleos P, a Intel irá lançar no final do presente ano os novos Xeon Emerald Rapids, que serão os sucessores dos actuais Sapphire Rapids, que foram lançados somente no início do presente ano, e que deverão utilizar uma estrutura similar, com até 64 núcleos, embora do tipo Raptor Cove, idênticos aos utilizados pelos Intel Core de 13ª geração Raptor Lake.

Já os futuros Granite Rapids, estes utilizarão um novo socket com 7529 contactos em formato LGA, um aumento significativo face aos actuais 4677 contactos, essencial para poder usar até 128 núcleos, até 96 pistas PCIe 5.0 e 12 canais de memória DDR5.

Já os processadores que virão equipados só com núcleos E, os futuros Xeon Sierra Forrest, este deverá ser lançado no mercado já na primeira metade de 2024, e será lançado praticamente em conjunto com os Xeon Granite Rapids. Este processador, que será fabricado usando o processo Intel 3 (5 nanómetros), utilizará até 144 núcleos, e terá até oito canais de memória DDR5.

Esta solução de utilizar múltiplos núcleos E será ideal para servidores Cloud, que privilegiam o número de núcleos, face ao seu desempenho dos mesmos em menor quantidade. Tal solução será igualmente utilizada nos futuros Xeon Clearwater Forest, mas do qual ainda não existem quaisquer detalhes sobre o mesmo.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version