Intel altera estratégia de GPUs para computação

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Foi o próprio Jeff McVeigh, Vice-Presidente e General Manager da divisão de supercomputação da Intel, que anunciou o cancelamento da nova geração de GPUs para data-centers Rialto Bridge. Estes GPUs seriam uma evolução dos actuais GPU Ponte Vecchio, que foram lançados recentemente, em conjunto com a nova série de processadores Xeon Max Series Sapphire Rapids.

A justificação dada por Jeff McVeigh é a de que o mercado está a abrandar significativamente, e a procura por novos equipamentos está a reduzir para uma cadência bianual. Como tal, não faz sentido para a Intel continuar o desenvolvimento anual de novas linhas de produtos tão específicas e exigentes quanto esta. Isto obrigou ao cancelamento imediato do projecto dos futuros Rialto Bridge.

Através deste cancelamento, a Intel decide assim focar todos seus seus esforços no desenvolvimento da geração seguinte, os futuros Falcon Shores, que utilizarão uma nova arquitectura escalável, também ela em formato de “tiles” (azulejos), mas que unirá funções e tecnologias específicas de processadores (CPU) com a de processadores gráficos (GPU), naquilo que a Intel designa de XPU.

Esta mudança de planos, que irão atrasar o lançamento dos futuros Falcon Shores para 2025, poderá ser desastrosa, no sentido em que tanto a Nvidia como a AMD, deverão lançar ainda este ano as suas soluções de fusão de arquitecturas e funções CPU+GPU num só chip, com os novos Grace Hopper H100 e APU Instinct MI300, respectivamente.

Só o futuro dirá se a Intel acabou de dar um tiro no pé, mas a realidade é que, aparentemente, os Rialto Bridge já não iriam ter qualquer hipótese contra soluções como o Nvidia H100, que oferecerá mais de 1000 TFLOPs FP32, o triplo dos ainda impressionantes GPU Nvidia A100 actuais, e que será fundamental para aplicações de LLM (grandes modelos de linguagem) de inteligência artificial, como o ChatGPT.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version