Huawei revela novo Mate X3

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Huawei não é propriamente um novato no que toca ao fabrico de smartphones dobráveis, sendo o novo Mate X3, revelado hoje, a sua mais recente aposta neste segmento de mercado, com argumentos que prometem torna-lo numa referência, embora continue a sofrer com a inexistência dos serviços Google. Na sua vasta lista de características técnicas, destaca-se a presença de um ecrã externo OLED curvo de 6.4 polegadas e 120 Hz, ao qual se junta o enorme ecrã interno de 7.85 polegadas, também ele OLED, e com 120 Hz de taxa de actualização.

Com apenas 239 gramas, este smartphone dobrável tem quase o mesmo peso que um smartphone convencional (de topo), tendo este apenas 5.3 mm de espessura quando aberto. Apesar do baixo peso, a Huawei garante a sua robustez, tendo o Mate X3 certificação IPX8, o que permite a sua submersão em água salgada (até 1,5 metros durante 30 minutos), mas continua a não ser à prova de poeiras, tal como nenhum outro smartphone dobrável do mercado.

Tal como com o novo Huawei P60 Pro, também este Mate X3 permite o envio bidireccional de mensagens através de um serviço de satélite, que será alimentado pela rede de satélites de baixa órbita da chinesa Beidou. A fotografia é um ponto onde a Huawei sempre foi muito forte, e com o novo Mate X3, o caso não será para menos. Conta com a presença de três câmaras traseiras, um sensor principal de 50 MP f/1.8, um sensor de 13 MP f/2.2 para a ultra grande angular, e um de 8 MP f/3.4 que está integrado num sistema de telefoto telescópico, que garante um zoom óptico equivalente a 5x.

Para câmaras frontais, a Huawei dotou este equipamento de dois sensores de 8 MP, um integrado no ecrã externo e outro integrado no ecrã interno, tendo neste caso em concreto sido colocado no canto superior direito, para interferir o mínimo possível com a imagem deste ecrã. Internamente utilizará um processador Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1 4G LTE, que será acompanhado de 12 GB de memória RAM.

A bateria, com 4800 mAh de capacidade total, permitirá o seu carregamento rápido através de um carregador USB-C a 66W, ou via wireless a 50 W. Em termos de preços, a Huawei anunciou um preço base de 12.999 Yuan RMB (1749 euros) para a versão de 256 GB de armazenamento, elevando este para os 13.999 Yuan RMB (1884 euros) para a versão de 512 GB, e 15.999 Yuan RMB (2153 euros) para a versão de 1 TB. Infelizmente não está prevista a sua comercialização fora da China.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version