Gordon Moore, criador da Lei de Moore e co-fundador da Intel, faleceu aos 94 anos

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Gordon Moore será um dos nomes que ficará para a história, estando o mesmo associado à inovação da indústria de semicondutores. Foi, em conjunto com Robert Noyce, um dos fundadores da Intel em Julho de 1968, assumindo o cargo de vice-presidente. Em 1975 assumiu o cargo de presidente, mas só em 1979 se tornou Chairman e CEO da Intel, cargo que manteve até 1987. Em 1997 afastou-se do cargo de CEO, mas manteve-se Chairman até à sua reforma, em 2006.

Antes mesmo de fundar a Intel, Gordon Moore tinha feito parte do grupo de fundadores da Fairchild Semiconductor, na altura um dos maiores fabricantes de semicondutores, tendo Moore sido o responsável pelo seu primeiro transístor, o 2N697 de 1958, que foi utilizados pela IBM para o desenvolvimento do bombardeiro supersónico XB-70 Valkyrie, bem como pela Autonetics, para alimentar o sistema de navegação de mísseis LGM-30 Minuteman.

Intel Corporation

Porém Moore desejava mais, e mais tarde, em Julho de 1968, viria a fundar a Intel em conjunto com o físico e colega de profissão Robert Noyce. O primeiro funcionário contratado por ambos seria Andy Grove, outro nome que também passou pela Fairchild Semiconductor, mas que acabaria por se tornar num nome fundamental da história da Intel. Estavam dados os primeiros passos para a criação de uma das empresas mais inovadoras do século XX.

Intel Corporation

Moore ficará para sempre conhecido pela famosa “Lei de Moore”, em que afirmava que a evolução nos processos de fabrico de semicondutores permitiria que o número de transístores num sistema de circuitos integrados teria que duplicar a cada dois anos, mantendo o custo de produção intacto. Esta lei, que inicialmente seria válida apenas durante 10 anos, acabou por se tornar norma em toda a indústria de produção de semicondutores até 2014.

Apesar do sucesso empresarial, Moore desejava mais para a sua vida, tendo criado em 2000, em conjunto com a sua espora, Betty Moore, a Fundação Gordon e Betty Moore, fundação essa que já doou mais de 5.1 mil milhões de dólares para caridade. Em 2022, Pat Gelsinger, CEO da Intel, nomeou o Campus Ronler Acres em Oregon como “Gordon Moore Park“, tendo o histórico edifício RA4 sido denominado “The Moore Center“.

Intel Corporation

Embora nunca tenha desejado ser famoso, a sua visão e o trabalho de toda a sua vida abriu caminho a todas as inovações tecnológicas que fazem hoje parte da nossa vida. Apesar disso, esses feitos históricos são apenas uma parte do seu legado. A sua generosidade, e a de Betty, enquanto filantropos, ainda irão mudar a vida de gerações vindouras.“, afirmou Harvey Fineberg, Presidente da Fundação Gordon e Betty Moore.

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version