Google anuncia funcionalidades de IA para os seus produtos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Google

A Google acaba de anunciar a chegada de funcionalidades de Inteligência Artificial às aplicações que compõem o Workspace, incluindo o Google Docs, Gmail, Sheets e Slides. As novas funcionalidades vão permitir novas formas de gerar, resumir e testar ideias de textos através de IA no Google Docs. No Gmail, vai ser possível gerar mensagens de email completas, baseando-se num briefing dados pelo utilizador. No Slides (a aplicação para fazer apresentações semelhante ao PowerPoint), será possível gerar fotografias, áudio e vídeo por Inteligência Artificial para ilustrar as apresentações.

Este anúncio mostra a vontade da Google de não perder muito terreno para os concorrentes que já têm produtos baseados em IA no mercado. Desde o lançamento do ChatGPT, no ano passado, e da nova versão do motor de busca Bing em Fevereiro, a Google tem-se apressado para lançar funcionalidades semelhantes. Alegadamente, a Google ordenou a todos os departamentos da empresa para adicionarem funcionalidades de Inteligência Artificial a todos os produtos para o mercado de consumo. 

Apesar da aparente urgência, este mês a Google vai disponibilizar as novas funcionalidades a apenas alguns utilizadores nos Estados Unidos. Segundo a empresa, estas funcionalidades vão chegar a todos os utilizadores até ao final de 2023, mas não deu nenhuma data concreta.

A lista completa das novas funcionalidades é a seguinte:

Rascunhos, respostas, resumos e priorização de mensagens no Gmail;

Teste de ideias, correcção, escrita e reescrita no Docs;

Imagens, áudio e vídeo gerados automaticamente no Slides;

Interpretação e análise de dados através de geração automática de fórmulas e categorização contextual no Sheets;

Geração de novos fundos e anotação automática no Meet;

Fluxos de trabalho no Chat.

A Microsoft também está a trabalhar em funcionalidades semelhantes para serem integradas nas aplicações que compõem o Office, incluindo no Word, Teams e no Outlook.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version