Foi provado que Samsung utiliza IA para melhorar artificialmente fotografias da lua

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Foi em 2020, durante o lançamento do Galaxy S20 Ultra, que a Samsung lançou a sua tecnologia “Space Zoom”, que tem perdurado até hoje, e que tem permitido combinar as capacidades de zoom óptico so sensor de telefoto periscópico com o zoom digital, atingindo assim um resultado final de zoom híbrido de 100 vezes.

Desde então, a primeira coisa que os utilizadores dos modelos de topo da Samsung têm fotografado para comprovar as impressionantes capacidades dos seus smartphones é fotografar a lua. Porém, nem toda a gente está convencida com os resultados, com alguns utilizadores a desconfiarem que havia “marosca” da Samsung.

Origem: Reddit (u/ibreakphotos)

Recentemente um utilizador no Reddit, u/ibreakphotos, decidiu investigar e tentar descobrir se estas dúvidas tinham ou não fundamento para existirem, e os resultados foram esclarecedores. Para tal, este utilizador recorreu a uma imagem da lua existente na internet, reduziu-a para 170 x 170 pixéis e desfocou-a (gaussian blur) propositadamente num software de edição de imagem.

De seguida, efectuou upscale da imagem 4x, apagou todas as luzes do seu quarto, e na parede oposta do mesmo, utilizou o zoom do seu Galaxy S20 Ultra para fotografar a imagem com detalhes irrecuperáveis da sua lua “virtual”, e o resultado obtido foi uma imagem onde são claramente visíveis detalhes impossíveis de captar, como as crateras.

Esta simples experiência é o suficiente para comprovar que o processamento de imagem que a Samsung utiliza permite, não só, optimizar as definições de imagem, como neste caso em concreto, utilizar informação de centenas de imagens da lua, para que o assistente de imagem consiga recriar o detalhe inexistente, contribuindo assim para a criação de uma fotografia falsa, criada por Inteligência Artificial.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version