PLAY – Cougar VM410 Tournament

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

É refrescante ver que ainda se fazem auscultadores para jogos com fios, para ligar ao PC. Este headset inclui um cabo que liga directamente aos dois altifalantes, o que permite fazer com que a bandolete seja mais fina e leve que em outros modelos do género.

A qualidade da construção é interessante e o design combina uma banda com uns suportes que podem ser ajustados de cada lado, para adaptar os auscultadores à forma da cabeça do utilizador. Eu gosto particularmente deste tipo de modelo, porque permitem uma utilização mais confortável, durante longos períodos. Os altifalantes podem ainda ser ajustados para a esquerda ou direita e na diagonal em relação à cabeça, embora as distâncias seja mais curtas que as do ajuste vertical. A Cougar incluiu ainda dois conjuntos de almofadas para os altifalantes: umas forradas com um material que imita pele e o outro em tecido respirável. O microfone é destacável, o que permite usar os VM410 para mais que jogar – no entanto, este sistema tem o inconveniente de o microfone ser mais fácil de perder (os sistemas que usam microfones retracteis resolvem este problema).

Dentro da caixa, além dos auscultadores, do microfone e do cabo, está também um outro cabo em ’Y’ com duas fichas jack 3,5 mm, para que os VM410 possam ser usados em sistemas com entradas separadas para microfone e auscultadores. O cabo que liga aos auscultadores tem também um controlo de volume para o microfone com um interruptor que permite desligá-lo que não é preciso.

A qualidade do som é muito boa para uns auscultadores de 75 euros – com a utilização de cabo não há qualquer compressão do som (que se nota em certos auscultadores sem fios). No entanto, falta um pouco de vigor aos graves, quando os estamos com um volume relativamente baixo. Se aumentarmos um pouco, os graves são muito agradáveis e com força, mas sem se sobreporem aos outros sons. Já os agudos e os tons intermédios são claros e recortados, sem serem incomodativos.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Preço: €75


Ficha Técnica

Resposta de Frequência: 20 Hz, a 20 kHz
Impedância: 32 ohm
Diâmetro dos altifalantes: 53 mm
Ligação: jack 3,5 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version