China considera Starlink uma ameaça, e pondera desenvolver armas para abater satélites

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

O sistema de telecomunicações por satélite da SpaceX, Starlink, tem-se revelado como uma solução brilhante para as forças Ucranianas conseguirem lidar com os estratégicos ataques russos, que desde o início da ofensiva, tentaram aniquilar todas as vias de comunicação das forças armadas do país invadido.

Através da rede Starlink, com as suas antenas portáteis, as forças ucranianas têm conseguido colmatar essas falhas com um acesso à internet de banda larga e praticamente sem falhas. Esta situação levou a que vários investigadores associados com as forças armadas da República Popular da China acabassem por classificar a rede Starlink como uma ameaça.

Esta situação é particularmente importante nesta altura, em que as forças armadas chinesas e o ocidente estão numa fase de crispação relativamente à situação nos mares do Sul da China, e da possível invasão da ilha de Taiwan, onde se encontram empresas globais fundamentais como a TSMC, que produz materiais semicondutores de última geração para praticamente todos os grandes fabricantes de equipamentos electrónicos globais.

Segundo alguns relatórios descobertos, investigadores chineses consideram os satélites de baixa órbita da rede Starlink como uma ameaça à soberania da China, e que a mesma precisa de criar um serviço equivalente, para garantir as comunicações das suas forças armadas em caso de conflicto com países do Ocidente. Referiram a necessidade de criação de armas que possam perturbar a rede Starlink, bem como abater satélites.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version