Chatbot do Bing já permite criar imagens a partir de descrições em texto

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft adicionou hoje ao motor de busca Bing uma funcionalidade de criação de imagens a partir de descrições de texto. O Bing Image Creator funciona através de uma versão avançada do modelo de Inteligência Artificial para geração de imagens DALL-E da OpenAI.

Segundo Yusuf Mehdi, director de marketing de produtos de consumo da Microsoft: “Quem já tiver acesso à antevisão do Bing, o Bing Image Creator será integrado na experiência de chat do Bing e, inicialmente, apenas funciona em modo criativo. Os utilizadores só têm de inserir a descrição da imagem que quiserem que seja gerada pelo sistema, com contexto, como a localização e actividade, podem também escolher a técnica artística e o Image Creator faz o resto”.

O Bing Image Creator também vai ser integrado no browser Edge. O browser vai receber um novo ícone na barra lateral que permite aos utilizadores criarem imagens através da inserção de texto. Tal como acontece na versão web, para já, o Image Creator no Edge também só funciona em modo criativo, mas a Microsoft planeia incluir esta funcionalidade nos modos ‘Equilibrado’ e ‘Preciso’.

A funcionalidade de chat com Inteligência Artificial do Bing tem três modos de resposta: Criativo, Equilibrado e Preciso (Creative, Balanced, Precise). O modo criativo dá respostas que são “originais e imaginativas”. Já o modo Preciso favorece as respostas mais concretas e relevantes para o assunto em questão.

Quem ainda não tiver acesso ao novo Bing com IA, pode aceder ao site separado do Image Creator. Para já, os textos usados para descrever as imagens têm de ser escritos em inglês, mas a Microsoft diz que serão acrescentadas mais línguas em breve.

Para proteger o Image Creator de abusos, a Microsoft diz que, para além das salvaguardas da própria OpenAI, acrescentou protecções adicionais que servem para limitar a geração de imagens abusivas e quando o sistema detecta que o utilizador pode estar a querer gerar uma imagem potencialmente abusiva, avisa-o.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version