AMD prepara update de firmware para novas memórias DDR5 de 24 e 48 GB

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Após o início da comercialização das novas memórias DDR5 da Crucial e Corsair, com capacidades de 24 e 48 GB por módulo, começaram a surgir os primeiros problemas com as mesmas, especialmente em sistemas AMD, com motherboards a impedirem que o sistema operativo arranque com estes módulos instalados.

Mas nem mesmo os sistemas Intel estão livres de problemas, com alguns fabricantes a exigirem uma actualização de BIOS para garantir total compatibilidade com estas novas memórias de capacidades diferentes do habitual. Relativamente a sistemas AMD, até ao momento não existia qualquer feedback por parte da AMD, nem dos seus parceiros. Até ao momento.

Segundo uma publicação no Twitter por parte de um utilizador que até costuma divulgar informações fidedignas, tudo indica que a AMD já tem preparada uma actualização do firmware AGESA, para a versão 1.0.0.7, que deverá ser compatível com as memórias com capacidades “não binárias” de 24 e 48 GB.

Não existe ainda uma data prevista para o lançamento desta actualização, nem se sabe ao certo se a mesma permitirá elevar a capacidade máxima de memória suportada pelos novos processadores AMD Ryzen 7000, dos actuais 128 GB para os 192 GB, que seriam facilmente obtidos através da utilização de quatro módulos de memória RAM de 48 GB cada.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version