A17 Bionic terá melhorias significativas de desempenho e eficiência

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Segundo os últimos rumores, a Apple deverá manter a estratégia actual em termos de processadores, ou seja, os futuros iPhone 15 e iPhone 15 Plus deverão usar o SoC (System-on-Chip) da anterior geração, o A16 Bionic, mas as variantes iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Maxdeverão utilizar um novo SoC, o A17Bionic, que utilizará o novo processo de fabrico de 3 nm da TSMC, o mesmo que será utilizado com os futuros Apple M3, que também serão produzidos no mesmo local.

Ao contrário do que aconteceu com os actuais A16 Bionic, que não ofereceram grandes diferenças em termos de desempenho face ao SoC antecessor, os futuros A17 Bionic deverão incluir optimizações em termos de arquitectura, para além da óbvia melhoria permitida pela redução da dimensão dos transístores, que permitirá aumentar a frequência de funcionamento, sem que isso implique um maior consumo de energia e maior calor gerado.

Outra mudança significativa será a introdução do seu próprio modem 5G, substituindo o actual modem Qualcomm X65. O novo modem também será produzido a 4 nm, mas o facto de ser criado pela própria Apple permitirá uma melhor integração, tanto em hardware como software, o que por sua vez deverá garantir maior desempenho e melhor eficiência energética. Resta-nos aguardar até Setembro, para confirmarmos todos estes rumores.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version