5G da NOS é o mais rápido em Portugal, segundo a Ookla (Speedtest)

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
©NOS

Pelo segundo ano consecutivo, a Ookla, responsáveis pela popular ferramenta de medição de velocidade de rede fixa e móvel Speedtest, voltou a classificar a rede 5G da NOS como a mais rápida em Portugal. Para tal, foi fundamental a recolha de dados de mais de 68 mil testes efectuados na plataforma Speedtest, realizados durante o segundo semestre de 2022.

Segundo os testes realizados, a rede 5G da NOS obteve uma velocidade média de downloads de 371,65 Mbps, o que é 56% mais rápido que o valor médio registado pelo operador em segundo lugar, e uma velocidade média de upload de 32,50 Mbps, 43% superior à velocidade média obtida pelo segundo operador mais rápido.

Ookla atribui prémio a Judite Reis, Directora de Mobile Engineering Network & Services da NOS

 

Filtrando os resultados a apenas a capital portuguesa, a velocidade média de download da rede 5G da NOS rondou os 462,38 Mbps, bem acima do resultado do segundo operador, que rondou os 367,41 Mbps, e dos 157,47 Mbps obtidos pelo terceiro operador. O prémio atribuído pela Ookla à NOS foi entregue durante o Mobile World Congress 2023, em Barcelona.

Embora o comunicado de imprensa enviado pela NOS não indique os nomes dos restantes operadores, é fácil de determinar, pelos resultados disponíveis na plataforma Speedtest que o operador com o segundo melhor resultado foi a Meo, tendo a Vodafone ficado na terceira posição.

Isto vai de encontro também aos resultados obtidos pela consultora Open Signal, que nos seus próprios testes à qualidade da rede de dados móveis (não só 5G), determinou que a NOS foi quem ofereceu o melhor resultado, com um valor médio de 53,8 Mbps, à frente da Meo com os seus 46,1 Mbps e a Vodafone com 36,2 Mbps.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version