Spotify vai ter um “DJ” com Inteligência Artificial que explica as selecções de temas das playlists automáticas

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Introducing DJ | Spotify

A Inteligência Artificial é o tema do momento, por isso, não é de estranhar que o Spotify queira apanhar este comboio. A mais recente funcionalidade do gigante do streaming de música, chama-se “DJ” e serve para criar e apresentar playlists personalizadas, combinando as ferramentas de personalização do próprio Spotify, usadas, por exemplo, para criar playlists como as ‘Descobertas da semana’ com Inteligência Artificial. Para já, esta nova funcionalidade só está disponível em testes beta para os subscritores nos Estados Unidos e Canadá.

Embora o Spotify se encarregue de criar várias playlists automaticamente, o “DJ” consegue seleccionar os temas que o utilizador mais ouve nesse momento e mistura-os com outros mais antigos e novos, que acha que o utilizador vai gostar.

As capacidades de Inteligência Artificial desta funcionalidade aparecem na forma de um Disk Jockey que fala, usando uma voz gerada por software da Sonatic, uma startup focada na geração de voz realista, que o Spotify comprou no ano passado. Neste caso, a voz foi treinada com recurso à voz de um ser humano real, Xavier “X” Jernigan, o chefe do departamento de parcerias culturais do Spotify.

O “DJ” do Spotify apresenta a playlist e como foi construída de propósito para o utilizador. Segundo o Spotify, a voz que dá todas as informações sobre a playlist é gerada em tempo real através do software da OpenAI. Mas a empresa diz que esta funcionalidade é apenas uma ferramenta e que pode cometer erros.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version