Protótipo de uma 3dfx Voodoo 5 6000 à venda no eBay

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A extinta 3dfx é uma das históricas marcas que revolucionaram o mercado informático, com as suas soluções de gráficos 3D. As primeiras duas gerações da série Voodoo tiveram um tremendo sucesso, mas com o aparecimento de rivais de peso, como a Matrox e a Nvidia, com soluções 2D e 3D combinadas acabaram por obrigar a 3dfx a adaptar-se e a lançar soluções igualmente combinadas, mas o seu futuro já estaria comprometido.

Abriram falência em 2002, mas não sem antes terem criado alguns protótipos de placas gráficas que, caso tivessem lançado, ainda poderiam ter dado alguma hipótese para a sobrevivência da 3dfx. Uma dessas placas seria a Voodoo 5 6000, uma placa gráfica que nunca chegou a ser oficialmente comercializada, mas que se destacava por usar, numa só placa, quatro processadores gráficos.

[ngg src=”galleries” ids=”66″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Estes processadores gráficos, de seu nome VSA-100 (Voodoo Scalable Architecture), eram fabricados a 250 nm, e trabalhavam a 166 MHz, trabalhando estes com um total de 128 MB de memória através de um barramento de 128-bit, o suficiente para garantir uma largura de banda de 2.656 GB/s. Esta placa estava limitada a uma resolução máxima de 1366×768 pixéis, mas aceitava qualquer título compatível com as normas DirectX 6 e OpenGL 1.1.

Utilizando a interface AGP 4x, esta era insuficiente para alimentar esta placa gráfica, sendo exigido uma fonte de alimentação externa de 60W. Foi recentemente descoberto um protótipo destas placas gráficas à venda no eBay, sendo esta de uma revisão final, que foi desenvolvida por Hank Semenec, um histórico engenheiro da 3dfx, que garantiu que esta placa em concreto conseguia trabalhar com FSAA a 8x.

Se estiver interessado em licitar este pedaço da história da indústria, poderá seguir a venda em leilão através do seguinte link (Ver Aqui), mas prepare-se para encontrar valores pornográficos. Até ao momento, o valor máximo de licitação é de 12.100 dólares, o que corresponde a mais de 11 mil euros, mas este valor irá certamente subir à medida que nos aproximamos do final do leilão, que irá durar mais seis dias.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version