Primeiras samples do novo Snapdragon 8cx Gen4 trabalham a 3.0 GHz

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Não é novidade que a Qualcomm gostaria de apostar a sério no mercado de SoC para computadores pessoais, e tudo indica que o futuro Snapdragon 8cx Gen4 será a sua primeira verdadeira alternativa aos processadores x86. Segundo os últimos relatos, este SoC que só deverá ser lançado em 2024, já está a ser fabricado pela TSMC a 4 nanómetros, mas apenas em pequenas quantidades, para testes e validações.

Tudo indica que este SoC, que utiliza o nome de código “Hamoa” já consegue atingir os 3.0 GHz, o que é um excelente resultado para uma solução que ainda está longe de estar na sua configuração final, e do qual não se tem a certeza se o processo de fabrico de 4 nm da TSMC será o processo utilizado para a produção das versões finais.

Segundo se sabe, este SoC utilizará uma estrutura de 12 núcleos, oito de alto desempenho e quatro de elevada eficiência energética, com frequências máximas de 3.4 GHz para os primeiros e 2.5 GHz para os segundos. Cada conjunto de quatro núcleos partilhará 12 MB de memória cache L2, para um total de 24 MB de cache L2 e 8 MB de cache L3 adicional, partilhada entre todos os núcleos.

Será utilizado um controlador de memória LPDDR5x de oito canais que conseguirá lidar com até 64 GB de memória, e uma controladora gráfica integrada Adreno 740, a mesma que é utilizada pelo actual Snapdragon 8 Gen2, ou seja, será compatível com as mais recentes API, como DirectX 12, Vulkan 1.3, OpenCL e DirectML.

Cada SoC disponibilizará oito pistas PCI-Express 4.0, que podem ser agrupadas em módulos de quatro pistas em modo 2×2, que por sua vez podem ser utilizadas por unidades de armazenamento NVMe, bem como modem e controladoras WiFi. Deverá ser compatível com WiFi 7, usando o modem externo Snapdragon x65.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version