Parceria entre a Microsoft e a Parallels leva Windows 11 aos Apple Mac com chips M1 e M2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Imagem - Depositphotos

A Microsoft vai passar a suportar oficialmente o Windows 11 nos computadores Mac com processadores M1 e M2 através de uma parceria com a Parallels, uma empresa cujo produto principal é o Parallels Desktop, um software de virtualização. De acordo com a Microsoft, a versão 18 deste software está “autorizada” para permitir executar versões Arm do Windows nos processadores M1 e M2 da Apple.

Embora a Microsoft limite os processadores que são compatíveis nativamente com o Windows 11, a empresa não se importa que o sistema operativo seja executado em máquinas virtuais. Como é óbvio, o desempenho desta solução nunca será o mesmo que se consegue obter se o sistema for executado directamente nos chips, e, por outro lado, a Apple também não parece estar muito interessada em criar uma solução semelhante ao Boot Camp (software da Apple que permitia executar directamente o Windows em Macs com CPU Intel) para computadores com M1 e M2.

Esta solução proposta pela Microsoft também é surpreendente porque, até agora, a empresa só licenciava as versões Arm do Windows directamente aos OEM, o que dificultava a sua execução em máquinas virtuais nos chips M1 e M2.

Desde a versão 16.5 do Parallels Desktop que é possível executar o Windows com chips M1, mas esta versão permite descarregar e instalar directamente o Windows com um único clique. A Parallels, também conseguiu resolver os problemas colocados pela complexidade dos sistemas TPM e Secure Boot que são necessários para instalar e executar o Windows 11, através de um chip TPM virtual, que funciona com os processadores da Apple.

A situação do licenciamento do Windows ainda não está muito clara. A Parallels diz que as empresas podem comprar uma licença do Windows através dos canais normais e os utilizadores individuais pode comprar uma versão do Windows 11 directamente à Microsoft. Mas não é claro a forma como a Microsoft adaptou as regras de licenciamento para esta situação.

Para além desta solução, a Microsoft oferece uma outra alternativa para quem quiser usar o Windows 11 num Mac M1 ou M2: Os Cloud PC do Windows 365. Trata-se de máquinas virtuais que estão alojadas na cloud e são 100% compatíveis com todas as aplicações. A versão Arm do Windows 11 que é executado como o Parallels Desktop 18 tem algumas limitações em relação ao hardware, jogos e aplicações que podem ser usadas.

Os drivers de hardware só funcionam se tiverem sido escritos especificamente para computadores Windows com CPU baseado em tecnologia Arm. Muitos jogos também não funcionam se usarem OpenGL 3.3 ou superior. Também há aplicações incompatíveis com esta solução, incluindo algumas relacionadas com armazenamento em cloud. Outro software incompatível são as soluções antivírus.

Para tudo o resto, o Windows on Arm tem um modo de emulação de CPU X86 para que se possam usar aplicações “tradicionais” do Windows.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version