Novo AMD Ryzen 9 7950X3D consegue ser até 27% superior, em jogos, que o Intel Core i9-13900K

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Sempre que a AMD lança um ou mais processadores, esta tende a criar um documento que demonstra, segundo testes internos, quais os ganhos de desempenho comparativamente aos modelos rivais directos. Este documento designa-se de “Reviewers Guide”, e é, habitualmente, a referência em termos de benchmarks para os novos processadores.

Até ao momento, a AMD sempre foi muito criteriosa na atribuição destes Reviewers Guide, aplicando várias marcas de água e outras soluções para garantir que estes documentos não são partilhados e publicados na Internet, mas alguém que teve acesso aos mesmos decidiu que estava na altura de publicar as partes mais interessantes desse documento, os benchmarks.

Segundo os resultados divulgados são poucas as situações em que este novo processador da AMD, com a tecnologia 3D V-Cache, não conseguiu superar os resultados obtidos com um sistema equivalente equipado com o processador Intel Core i9-13900K. Observando com maior detalhe ao número de fotogramas por segundo a 1080p, utilizando uma Radeon RX 7900 XTX, é fácil de confirmar que o novo Ryzen 9 7950X3D será o processador de eleição para os gamers.

O resultado médio é de uma melhoria de 5.6% face ao processador rival da Intel. Se, ainda assim, considerar estes resultados algo suspeitos, por estar a ser utilizada uma gráfica da AMD, esse mesmo documento revela resultados obtidos também com uma Nvidia GeForce RTX 4090 que, mais uma vez, revelam uma melhoria de desempenho ainda superior, não só face ao já referido Intel Core i9-13900K, como face ao AMD Ryzen 9 7950X de 16 núcleos.

Só nos testes sintéticos e de sistema, fruto da diminuição da frequência base dos núcleos, é que assistimos a resultados ligeiramente mais baixos que os obtidos pelo processador Intel Core i9-13900K, como foi no caso do Cinebench R23 e Geekbench 5. Resta-nos aguardar pelo próximo dia 28 de Fevereiro para podermos iniciar os nossos testes, que serão prontamente divulgados na futura edição da revista PCGuia.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version