Ixion

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O planeta Terra está prestes a deixar de ser adequado para a vida humana. Por isso, foi criada a Tiqqun, a primeira nave a conseguir viajar mais rápido que a luz e que vai levar a humanidade para um planeta distante, onde pode começar do zero. Esta é a premissa de Ixion e não posso dizer mais, porque assim iria estar a fazer spoilers.

O segredo dos jogos de city building está na gestão dos recursos, sejam eles naturais ou humanos. Em Ixion, há outra coisa que tem de ser gerida: o espaço disponível. Há outros títulos que também introduzem este aspecto, como Frost Punk, onde a cidade que temos de construir e gerir está dentro de uma cratera e não se pode ir além disso.

Em busca de ferro e carbono
Em Ixion, os recursos naturais são descobertos, através de sondas, nos sistemas solares por onde passamos: silício, ferro, carbono, gelo e hidrogénio. Estes elementos são convertidos noutros, que podem ser usados para vários fins, desde construção à reparação da Tiqqun. Uma das coisas que se tem de estar constantemente a fazer é reparar a nave: se for destruída, o jogo acaba. O outro recurso importante é a comida – sem isto, não há população. Por isso, há que manter toda a gente alimentada e fazer com que os níveis de aprovação não desçam ao ponto de haver uma revolta – se isso acontece, o jogo também acaba.

Embora um pouco menos importante, é o estado mental dos habitantes da Tiqqun, que também contribui para o nível de aprovação das nossas acções. Se as condições de habitação forem insuficientes, as pessoas trabalharem demais ou não houver tratamento médico adequado, o estado mental da tripulação deteriora-se e a aprovação cai.

Recrutar e descongelar
A conversão de recursos é feita através de fábricas que têm de ser construídas e, para que funcionem, é necessário haver pessoas. Se não houver operários suficientes para trabalhar , os níveis de infelicidade aumentam e os acidentes também. É muito fácil entrar numa espiral em que a única solução é carregar um save para não acabarmos a flutuar no espaço sideral, sem fato espacial.

E como é que se podem arranjar mais pessoas? Em algumas zonas do Espaço são encontrados sarcófagos, onde outros seres humanos estão em animação suspensa – se os recolhermos e “descongelarmos”, temos logo mais gente.

Uma das coisas de que mais gostei em Ixion foi o facto de ter uma história com princípio, meio e fim – não é daqueles city builders sem propósito, há um objectivo claro, com várias formas de o atingir.


Editora: Kasedo Games

Distribuidora: Steam

Plataformas: PC Windows

Preço: €34,99

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version