Google anuncia novidades para Android e Wear OS

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Imagem - Google

A Google anunciou novidades para os sistemas operativos Android e Wear OS num artigo publicado no blogue da empresa por Sandeep Chivukula, o director de produto do sistema operativo Android.

Uma das novidades para Android, será a possibilidade de fazer anotações à mão em smartphones e tablets Android. Com esta actualização, os utilizadores vão poder usar uma caneta ou os dedos para fazer anotações em ficheiros PDF na versão para Android da aplicação do serviço Google Drive.

A versão Android da aplicação de reuniões virtuais Google Meet tem agora uma funcionalidade de cancelamento de ruído que permite filtrar o som ambiente durante as chamadas.

Ainda no sistema operativo Android, quem usar o browser Chrome vai ter acesso a uma funcionalidade de ampliação da visualização das páginas. Esta funcionalidade ainda está fase de testes beta. Com esta função de ampliação, os utilizadores do Chrome podem aumentar o tamanho dos conteúdos numa página web até 300%. Isto inclui texto, imagens, vídeo e até controlos de conteúdos interactivos. Mesmo quando os conteúdos são ampliados, o layout da página é mantido. O utilizador também pode definir uma ampliação padrão, que será usada cada vez que abrir o Chrome. Isto elimina a necessidade de ampliar os conteúdos cada vez que usa o browser.

Estas funcionalidades vão começar a serem disponibilizadas a partir de hoje. Mas a Google falou de outras, mas, no entanto, não deu nenhuma data de lançamento concreta.

A aplicação Google Wallet vai ter animações cada vez que se faz um pagamento com o objectivo de dar contexto visual para confirmar as transacções.

Imagem – Google

Os utilizadores da aplicação Google Keep vão ter acesso a um widget de notas unificado. Esta funcionalidade permitirá fazer a gestão de notas e listas de tarefas num único widget que pode estar no ecrã principal do smartphone. Este widget vai mostrar lembretes, pode ter cores de fundo e imagens. Tudo isto também pode sincronizar com um relógio inteligente. Os relógios inteligentes com sistema operativo Wear OS vão passar a oferecer a possibilidade de se criarem notas e listas de tarefas na aplicação Google Keep, com um único toque no mostrador.

O Wear OS também vai receber dos novos modos de som e imagem que têm o objectivo de melhorarem a acessibilidade nestes dispositivos. O áudio em mono serve para limitar a desorientação que pode surgir quando se usa áudio em estéreo e para quem necessitar mais modos de imagem, vão ser disponibilizados o modo de ligação de cor e de tons de cinzento.

O Chrome OS também não foi esquecido e vai receber uma funcionalidade de emparelhamento facilitado com auscultadores sem fios. Se o utilizador do Chromebook já tiver os auscultadores emparelhados com um smartphone Android, os Chromebook vão poder-se ligar automaticamente a esses auscultadores, assim que estiverem ao alcance do sinal Bluetooth.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version