Bullitt revela novo Cat S75 no MWC 2023, o primeiro a usar o serviço de mensagens por satélite

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

A Bullitt irá aproveitar a maior feira de equipamentos e telecomunicações Mobile World Congress 2023, que voltará a decorrer em Barcelona, para revelar aquele que será o seu primeiro equipamento a tirar partido da nova tecnologia de comunicação por mensagens via satélite bidirecionais (Bullitt Satellite Messenger), o novo Cat S75.

[ngg src=”galleries” ids=”68″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Tal como é habitual nos equipamentos Cat, o novo S75 está preparado para tudo, com a Bullitt a afirmar que é o smartphone Cat mais resistente de sempre. Para além dos rigorosos testes Mil-Spec 810H, o Cat S75 foi submetido a quedas repetidas em placas de aço a 1.8 metros de altura, é resistente à entrada de poeira, areia e sujidade, e foi testado a uma profundidade de 5 metros de água, sendo igualmente capaz de lidar com jactos de alta pressão.

Isto permitiu receber não só a popular certificação IP68, como a mais exigente IP69K, como permite ser limpo e higienizado com água e sabão, bem como com toalhetes com álcool. Colocando estas valências de parte, este Cat S75 é também o mais bem equipado Cat de sempre, ao utilizar um processador MediaTek Dimensity 930 de oito núcleos, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento, expansível via cartão MicroSD.

A bateria de 5000 mAh garante uma autonomia que pode chegar a dois dias, sendo esta compatível com um sistema de carregamento (relativamente) rápido de 15W, sendo igualmente compatível com sistemas de carregamento wireless. O ecrã IPS de 6.6 polegadas tem uma resolução FHD+ e 120 Hz de taxa de actualização, e a nível de câmaras temos um sensor principal de 50 MP, ultra grande angular de 8 MP e 2 MP para macro, com uma câmara frontal de 8 MP.

Estas câmaras têm a vantagem de poder funcionar debaixo de água, através de um modo próprio que ajusta o seu funcionamento. O sistema operativo é o Android 12, sendo garantidas duas actualizações de sistema operativo (Android 13 e 14) e até 5 anos de actualizações de segurança. Mas é a nível das suas capacidades de telecomunicações que a Bullitt muito aposta neste modelo, ao garantir não só ligação 5G, como do já referido sistema de mensagens via satélite.

A Bullitt já tinha revelado durante o CES 2023, em Las Vegas, como iria funcionar este sistema, que numa fase inicial estará disponível somente no mercado Norte-Americano e Europeu, estando prevista a sua ampliação para África, América Latina e Oceânia a partir do terceiro trimestre de 2023. Este sistema utilizará um modem de satélite criado especificamente pela MediaTek, e antenas próprias, para conseguir enviar e receber mensagens escritas via satélite.

Para tal, a Bullitt aliou-se à rede de satélites de baixa órbita da Inmarsat e Echostar, que por sua vez recorrem à rede de servidores da Skylo para a conversão das mensagens, que por sua vez são comunicadas via rede de dados normal IP (5G, LTE e Wi-Fi), ou através de uma nova ligação por satélite para o destinatário, se tiver um equipamento idêntico, e o serviço Bullitt Satellite Messenger activo.

Na interpretação das mensagens, sempre que for detectada uma mensagem de SOS, a Bullitt recorre à ajuda da FocusPoint, uma empresa especializada neste tipo de serviços, que já actua em mais de 220 países, com um histórico de mais de 100 mil resgates efectuados com sucesso. O serviço de SOS via satélite será disponibilizado gratuitamente durante 12 meses, mas os restantes planos de mensagens implicam a subscrição mensal, que terá os seguintes custos:

Recordamos que qualquer pessoa poderá receber as mensagens enviadas por este sistema, que tanto podem ser convertidas em SMS, como podem ser recebidas através da aplicação móvel, que pode ser instalada em qualquer smartphone Android e iOS. O Novo Cat S75 já está disponível para encomenda em operadores e retalhistas, por 639,99 euros, sendo incluído três meses do plano Bullitt Satellite Messenger Essentials, com 30 mensagens de satélite por mês.

Assim que possível, iremos contar com uma unidade para testes, para comprovar a robustez deste novo Cat S75, o seu desempenho, e como funciona o sistema Bullitt Satellite Messenger.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version