Asus ExpertBook B7 Flip

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Embora não seja a primeira escolha quando se fala em soluções profissionais, a Asus tem, no novo ExpertBook B7 Flip, uma excelente alternativa às marcas dominantes, com um produto sólido, robusto, muito bem equipado e com desempenho que promete não desiludir. À primeira vista, estas considerações parecem ser verídicas: o ExpertBook é feito numa liga de magnésio e alumínio com dezasseis zonas reforçadas, facto que lhe permitiu receber a exigente certificação MIL-STD 810H.

Este modelo tem um ecrã táctil de catorze polegadas (que roda a 360 graus) com um formato de 16:10, o que garante mais espaço na vertical para a reprodução de conteúdos. Podemos ainda usar a caneta digital fornecida (que funciona na perfeição) e tirar partido de uma tecnologia que permite reduzir drasticamente os ângulos de visualização, tornando a informação do ecrã verdadeiramente privada. Não é muito habitual haver conversíveis que aliem esta última característica a um touchscreen: desta forma, o ExpertBook B7 Flip tem aqui um dos seus principais argumentos.

Segurança a sério
A Asus sabe que, no sector profissional, a segurança é levada a sério, razão pela qual não prescindiu de aplicar as mais recentes soluções de segurança. Embora o processador não seja da família vPro da Intel, a Asus não se esqueceu de aplicar um módulo TPM2.0, bem como de dotar este ExpertBook de um sensor biométrico (associado ao botão de energia), de uma câmara de infravermelhos para autenticação com o sistema Windows Hello e de um escudo físico para cobrir a webcam, quando não está a ser usada. O próprio Windows pré-instalado é a versão Pro, que oferece funcionalidades acrescidas em termos de produtividade e segurança.

Desempenho contido
O que nem parece típico da Asus é a configuração escolhida, algo contida, o que faz com que o desempenho saia prejudicado. O processador tem duas gerações de atraso, e isso ressente-se, não só nos benchmarks do sistema, como na própria autonomia, que seria certamente superior se fosse utilizado um modelo mais recente, com as novas arquitecturas híbridas, significativamente mais eficientes.

Também na vertente gráfica, encontramos limitações, com o desempenho da controladora integrada Iris Xe Graphics a garantir resultados pouco entusiasmantes. Se precisar de correr um ou outro jogo para matar o tempo, talvez seja preferível optar por jogar no smartphone.


Distribuidor: Asus

Preço: €2049


Benchmarks

  • PCMark 10: 5375
  • PCMark 10 Produtividade: 7006
  • PCMark 10 Bateria (Autonomia): 652 minutos
  • 3DMark Wildlife: 6993

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-1195G7 (de 2,9 a 5 GHz)
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB SSD NVMe
Placa Gráfica: Intel Iris Xe Graphics
Ecrã: 14” táctil (1920 x 1200)
Ligações: 2 x USB 3.2 Gen2, 2 x USB-C Thunderbolt4 (40 Gbps), HDMI 2.0b, Micro HDMI (para adaptador Ethernet RJ45), Mini DisplayPort, leitor de cartão SIM, jack 3,5 mm
Dimensões: 320 x 234,2 x 18,9 mm
Peso: 1,44 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version