ASRock lança placa de expansão com quatro SSD PCIe 5.0

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Está preocupado que a sua futura motherboard possa não ter ranhuras para módulos SSD PCIe 5.0? Não se preocupe, desde que tenha uma ranhura PCI-Express x16 de quinta geração, a ASRock tem o seu problema resolvido, graças à introdução da nova Blazing Quad M.2.

Trata-se de uma placa de expansão, do tipo PCIe 5.0 x16, ou seja, ocupa uma ranhura que anteriormente seria ocupada por uma placa gráfica, para comunicar directamente com o processador à sua largura de banda máxima, no qual oferece quatro encaixes para módulos SSD M.2, também eles PCIe 5.0.

Desta forma, esta placa de expansão, que exige uma alimentação externa PCIe de seis contactos, e utiliza um dissipador de calor com duas ventoinhas. Consegue oferecer uma largura de banda máxima teórica de 128 Gbps, ou seja, 16 GB/s, algo que, infelizmente, ainda não é possível de obter com os actuais módulos SSD PCIe 5.0 existentes, que rondam os 10 GB/s.

Os módulos M.2 são dispostos numa posição de 45º face à placa em si, permitindo desta forma alojar módulos com uma dimensão máxima de 25110, ou seja, 25 mm de largura e 110 mm de comprimento máximo. Não existe previsão de chegada ou preço para o mercado europeu.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version