Afinal é possível fazer-se overclock nos novos Ryzen 7000X3D

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Um dos principais problemas do popular AMD Ryzen 7 5800X3D, o primeiro processador a utilizar a tecnologia 3D V-Cache, era o facto de não permitir qualquer tipo de ajuste, ou seja, estava completamente bloqueado em termos de overclock. Com os novos Ryzen 7000X3D, que já estão oficialmente disponíveis nas lojas, a AMD abriu um pouco as portas, ao permitir algum overclock, mas só através do Precision Boost Overdrive.

Segundo um entusiasta sediado em Taiwan, SkatterBencher, que publicou um extenso e explicativo artigo sobre os novos processadores, existe forma de contornar ligeiramente as limitações impostas pela AMD, e de efectuar algum overclock aos novos processadores, conforme ele demonstrou com os testes realizados com o seu Ryzen 9 7950X3D.

Origem: SkatterBencher

Entre os detalhes partilhados, é curioso verificar que no seu processador, que utiliza dois CCD (unidades de módulos), um CCD0 com memória 3D V-Cache e um CCD1 sem a cache, estes estão configurados de forma distinta.

O CCD0 está programado para uma frequência máxima de 5.250 MHz com uma alimentação máxima de 1.2V, mas o CCD1 consegue atingir os 5750 MHz, usando 1.4 Volts. Um Ryzen 9 7950X “normal” está programado para 5850 MHz e 1.475V.

Origem: SkatterBencher

Utilizando a tecnologia AMD Precision Boost Overdrive 2.0, com ligeiros ajustes nas linhas V/F (voltagem e frequência), é possível colocar o Ryzen 9 7950X3D a trabalhar a 5.9 GHz, mas isso implica muitos testes até achar as definições ideais. Outra solução será utilizar um gerador de frequência externo, algo que esteve anteriormente disponível nos AMD Ryzen 2000 Pinnacle Ridge, mas está de volta nos Ryzen 7000 Raphael.

A utilização de um gerador de frequência externo é, para os novos processadores, essencial para controlar isoladamente as frequências dos CCD e do módulos de I/O, que incluí a controladora gráfica integrada, o controlador de memória, e as ligações PCI-Express, não só para as gráficas, como armazenamento e Chipset.

Origem: SkatterBencher

Desta forma, é possível elevar a frequência do sistema de 100 para 105 MHz, o suficiente para permitir aumentar a frequência boost mais básica do Ryzen 9 7950X3D de 5.0 GHz, com apenas 1.1V a 50ºC para 5.25 GHz, com a mesma alimentação e temperatura. Efectuando vários testes, esta última opção foi a que revelou melhores resultados, mas falta quantificar qual o impacto destas melhorias em utilização real.

Para tal foram efectuados múltiplos benchmarks, tanto em testes sintéticos como em jogos e, curiosamente, foram os testes sintéticos que registaram as maiores melhorias, em especial aqueles que estão dependentes de um só núcleo, visto que a frequência dos núcleos foram as mais beneficiadas. Já os jogos, os ganhos foram praticamente negligenciáveis, com diferenças inferiores a 2%.

Origem: SkatterBencher
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version