Robot cirurgião Da Vinci Xi começou a ser usado no Porto para fazer operações

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©Ricardo Castelo

A CUF, juntamente com o Hospital da Luz, os Lusíadas, a Fundação Champalimaud e o Curry Cabral, faz parte do “clube” de hospitais que têm um robot-cirurgião Da Vinci no bloco operatório – neste caso, a versão Xi, cujo valor está próximo dos dois milhões de euros.

Foi este o sistema que CUF Porto começou a usar recentemente para fazer «cirurgias robótica» nas especialidades de «urologia, ginecologia e cirurgia geral».

Criado pela Intuitive Surgical em 2000, a primeira unidade em Portugal foi instalada no Hospital da Luz (Lisboa) em 2010. Até agora, havia quatro destes robots a operar no País: Luz Arrábida, Fundação Champalimaud (2016), Curry Cabral (2019) e Lusíadas (2021).

©CUF Porto | Apesar de ser um robot, o Da Vinci Xi continua a ter de ser “operado” por um cirurgião.

No Porto, há, assim, dois hospitais com um sistema Da Vinci – o outro é o Luz Arrábida. Contudo, nesta unidade de saúde, o modelo é diferente do adquirido pela CUF: um Da Vinci Si HD.

Segundo a CUF Porto, este robot cirurgião oferece uma «maior precisão, flexibilidade e controlo de movimentos cirúrgicos», o que faz com que o paciente tenha «menos dor no pós-operatório, uma recuperação mais rápida e cicatrizes mais pequenas».

©CUF Porto | As capacidades de imagem do robot permitem aos médicos visualizar modelos 3D do corpo humano.

Rui Prisco, coordenador de urologia deste hospital, destaca ainda o facto de o Da Vinci Xi conseguir apresentar aos médicos uma «imagem tridimensional de alta definição» que pode ser «ampliada» – isto dá a possibilidade, aos cirurgiões, de «ver o que antes era difícil ou até impossível».

O facto de ser usado um robot, «aumenta a precisão dos movimentos do cirurgião e a estabilidade dos instrumentos no campo operatório, filtrando o tremor natural do cirurgião». No futuro, o objectivo do hospital é alargar o âmbito do robot às áreas de «cirurgia cardíaca e cirurgia torácica», conclui Rui Prisco.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version