Pequena introdução ao Chrome OS

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 9 min

Recentemente, tive a oportunidade de testar um Chromebook HP Dragonfly, um PC portátil de gama mais alta para o mercado dos computadores com Chrome OS. Ao testá-lo cheguei à conclusão de que, aqui na PCGuia, falamos muito de Windows (por ser o mais popular), falamos de Linux, falamos de macOS, mas falamos muito pouco do ChromeOS. Para corrigir isto, aqui está uma pequena introdução ao sistema operativo para computadores portáteis da Google.

A alternativa Chrome OS

O Chrome OS é um sistema operativo desenvolvido pela Google, apresentado como alternativa a outros sistemas, como o Windows e o macOS. Tal como todos os sistemas operativos, também o Chrome OS tem os seus prós e contras. Se está curioso acerca dos Chromebook e do Chrome OS, deve saber os que é o Chrome OS, como se compara com os outros sistemas operativos e a quem se destina.

O ChromeOS é um sistema operativo gratuito que, tal como o Android que faz funcionar grande parte dos smartphones actuais, é baseado em Linux.

A grande vantagem do Chrome OS é a sua simplicidade de utilização. Apesar de ter um ambiente de trabalho semelhante ao do Windows e do macOS, o Chrome OS é, na sua essência, um browser de Internet. Pode usá-lo para ver filmes, aceder a rede sociais e fazer tudo o resto que faz com um computador com Windows ou com macOS.

Tal como acontece com os smartphones Android, o Chrome OS podem aceder à loja de aplicações Google Play. Isto quer dizer que a grande maioria das aplicações que estão disponíveis para Android também estão disponíveis para o Chrome OS. No entanto, tem de ter em atenção que nem todas essas aplicações estão optimizadas para o Chrome OS.

Alguns modelos de Chromebook podem também executar aplicações feitas para Linux, o que dá uma versatilidade acrescida a estas máquinas.

A simplicidade do Chrome OS é a sua grande vantagem, mas também é uma das suas maiores fraquezas. Ao contrário do que se passa nos computadores Windows e macOS, os jogos mais conhecidos não estão disponíveis. Aplicações populares, como algumas da Adobe, também não existem para Chrome OS. É por estas razões que o ChromeOS não é para todos.

Diferenças entre o Chrome OS e o browser Chrome

O browser Chrome é o browser mais popular do mundo, serve (como todos os browsers) para aceder à web e funciona bastante bem em todas as plataformas em que está disponível.

A ambiente de trabalho do Chrome OS.

Já o Chrome OS é um sistema operativo que faz funcionar computadores conhecidos como Chromebooks. O sistema inclui o browser Chrome, que também pode ser usado para aceder à web, como nas versões para outros sistemas operativos. Como este sistema foi feito para ser simples de usar, no início, não havia muito para fazer, para além de navegar pela web. Neste momento, isto já não é verdade, visto que o Chrome OS já permite executar aplicações Android e Linux. Também já permite editar documentos sem a necessidade de estar online.

A quem se destina?

Os Chromebooks estão disponíveis em vários formatos e para vários orçamentos. Existem máquinas bastante baratas, a máquinas de gama alta, como o HP Dragonfly. Se tudo o que precisar for uma máquina para trabalhar, ver vídeos e jogar jogos para Android, então um Chromebook é para si.

Mas, se for um utilizador que quer jogar jogos de topo e utilizar software, como a versão desktop do Photoshop, um computador tradicional, com Windows ou macOS, é mais indicado.

Estas são apenas considerações genéricas sobre a quem se destinam os Chromebooks. Se quiser saber mais, veja os prós e contras do Chrome OS abaixo:

Prós:

Simplicidade: O Chrome OS é tão muito simples de usar, que até uma pessoa com muito poucos conhecimentos de computadores o consegue usar. É rápido e consegue arrancar em poucos segundos.

Custo: O Chrome OS é de código aberto e gratuito. Foi pensados para navegar pela web e executar apps Android, por isso não necessita de ser executa em hardware topo de gama. Por estas razões, os dispositivos com Chrome OS são, em regra, mais baratos que os PC com Windows ou macOS, apesar de estarem disponíveis máquinas bastante caras.

Compatibilidade: Como já foi mencionado, os Chromebook modernos conseguem executar apps Android e Linux. Isto abre uma grande quantidade de opções no que respeita ao software que pode ser utilizado nestas máquinas.

Segurança: Por ser simples, o Chrome OS é bastante seguro. Para além disto, como a maioria do software utilizado vem da Play Store, há mais garantias de que está livre de ameaças. A Google também actualiza o sistema operativo regularmente, para resolver potenciais problemas de segurança que possam surgir.

A aplicação de processamento de texto Google Docs. Estas aplicações são iguais às que se conseguem usar através de qualquer browser em qualquer computador. No entanto, esta pode ser usada offline.

Nuvem: O Chrome OS foi também desenhado para funcionar principalmente através da nuvem. Estão disponíveis todas as aplicações e serviços da Google, como o Google Docs para criar e editar documentos, o Drive para guardar os seus ficheiros e o Photos para as imagens. Isto quer dizer que todos os seus conteúdos estão sempre disponíveis, bastando para tal haver uma ligação à Internet. Também quer dizer que, se acontecer alguma coisa ao Chromebook, os ficheiros vão estar sempre salvaguardados.

Duração da bateria: Como o sistema e as aplicações são bastante leves, a duração das baterias dos Chromebook costuma ser bastante maiores que a de máquinas equivalentes com outros sistemas operativos.

Contras:

Compatibilidade do software: A falta das versões desktop de algum software popular é um dos maiores inconvenientes do Chrome OS. Não estão disponíveis as mesmas versões do Microsoft Office ou de aplicações como o Photoshop, que pode usar noutros computadores.

Jogos: Para além dos jogos que estão na Play Store, não há jogos classe AAA para Chrome OS. E, mesmo que estivessem disponíveis, a maioria das máquinas actuais teriam alguma dificuldade em executá-los como deve ser, visto serem construídas para executar aplicações mais leves. Uma das formas de resolver esta dificuldade é a utilização de jogos via streaming através de serviços como o GeForce Now ou o Xbox Cloud Gaming, que podem ser utilizados através do browser.

Modo offline: Grande parte das funcionalidades do Chrome Os só funcionam como deve ser se o computador estiver ligado à Internet. Algumas aplicações nem funcionam de todo.

Máquinas disponíveis

O Chrome OS chegou relativamente tarde ao nosso país, mas, neste momento, praticamente todos os fabricantes de computadores integraram vários modelos de Chromebook nas gamas de computadores vendidos em Portugal. Como já foi mencionado, estão disponíveis computadores de entrada de gama e também computador com Chrome OS de gamas mais altas para clientes mais exigentes.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version