Panasonic lança nova Lumix S5 II e S5 IIX

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Foi durante o CES 2023, em Las Vegas, que a Panasonic revelou a novíssima Lumix S5 II, a segunda geração da sua câmara mirrorless de sensor full-frame (35 mm), que se destaca da sua antecessora, pela inclusão de um competente sistema de focagem automática do tipo detecção de fases com 779 pontos de focagem no sensor, tornando-a significativamente mais rápida, precisa e eficaz que a anterior solução de FA por detecção de contraste.

Mas existem muitas mais novidades, bastante relevantes, como deixam antever as grelhas existentes ao longo do corpo da câmara, que revelam a existência de uma ventoinha interna para um arrefecimento eficaz do sensor e do processador de imagem. A Panasonic garante esta solução permite à Lumix S5 II gravar vídeo por períodos ilimitados, até uma temperatura ambiente máxima de 40ºC.

A nível de sensor de imagem, apesar de este parecer idêntico ao anterior, a Panasonic garante ser totalmente novo. Ainda assim, mantém a tecnologia CMOS com retroiluminação (BSI) e os 24.2 MP de resolução. Conta ainda com um novo sistema de estabilização de imagem no corpo, que é essencial para garantir um funcionamento perfeito do sistema High Resolution Mode, que combina oito fotografias distintas numa só de 96 MP.

[ngg src=”galleries” ids=”54″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Igualmente relevante é o novo processador de imagem, que combina na perfeição com o novo sensor de imagem, para garantir uma captação de fotografias em modo contínuo (Burst) de até 9 fotogramas por segundo em modo mecânico, mas capaz de atingir uns impressionantes 30 fps em modo electrónico. Em termos de vídeo, a nova Lumix S5 II é capaz de captar 6K ou 4K usando toda a superfície do sensor, com um frame rate máximo de 30 fps.

Se optar por usar o modo 4K usando apenas parte do sensor (APS-C), conseguirá aceder aos 60 fps. Todos os modos de vídeo disponíveis são sempre com 10-bit de cor, garantindo assim um maior alcance dinâmico, ao qual se junta a possibilidade de usar V-Log, V-Gamut e outros LUT, podendo mesmo adicionar na câmara o seu próprio LUT, para uma adaptação imediata à sua gradação de cores desejada.

Perto do Verão será lançada a Lumix S5 IIX, que oferecerá um conjunto de funcionalidades adicionais, como a gravação interna em modo ProRes, gravação para um SSD externo via USB, e a capacidade de gravar vídeo em RAW, algo que no caso da Lumix S5 II exigirá um upgrade adicional que custará 200 euros.

Em termos de preços, a Lumix S5 II custará 2199 euros, e a S5 IIX custará 300 euros adicionais, ou seja, 2499 euros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version