Olimpíadas Internacionais de Tecnologia: o novo desafio internacional que vai pôr crianças a desenvolver videojogos

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Kelly Sikkema

A NTT Data está a lançar, em Portugal, um novo desafio para crianças entre sete e doze anos: as Olimpíadas Internacionais de Tecnologia. Esta competição que decorre online durante três meses, tem como objectivo a criação de videojogos, assim como aprender a programar.

O objectivo é semelhante ao do DCX Iberia Codes, uma competição destinada a alunos do segundo e terceiro ciclo, com idades entre os dez/onze (Desafio Júnior) e dos doze aos quinze anos (Desafio Sénior).

Segundo a empresa, esta iniciativa «decorre a nível internacional, através de uma plataforma interactiva, onde os participantes recebem formação, mentoria e desafios que têm de superar para avançar de nível».

As inscrições estão abertas até 21 de Janeiro e têm de ser feitas pelos encarregados de educação; depois, segue-se uma fase em que as crianças serão «organizadas em grupos de cinco a dez elementos».

Em si, a competição é composta por «desafios colocados ao longo da competição, num percurso de doze etapas»; durante os três meses em que decorrem as Olimpíadas Internacionais de Tecnologia, as crianças vão contar com o «acompanhamento de mentores qualificados» (programadores da NTT Data) que as vão «guiar no processo de aprendizagem, resolver dúvidas e dar ideias para superarem os desafios».

No final, os projectos serão avaliados por um «júri qualificado» que vai determinar os vencedores «em três categorias determinadas pela faixa etária dos participantes», explica a NTT Data. Sobre possíveis prémios para os melhores jogos, a empresa não deu informações.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version