Novas AMD Radeon RX 7900 têm falha grave de design do dissipador

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Desde que foram lançadas, que vários utilizadores estão a registar problemas invulgares com as temperaturas das suas Radeon RX 7900, tanto nas variantes XT como XTX. Estes problemas estão relacionados com as temperaturas medidas pelos sensores embutidos, que embora indiquem valores perfeitamente normais no sensor geral do GPU, estão a atingir valores alarmantes no GPU “Hot Spot”.

Ou seja, embora no software o sensor do GPU esteja a indicar temperaturas que raramente ultrapassam os 75ºC, algumas placas superam os 110ºC de temperatura no sensor do GPU Hot Spot, levando a que a placa entre em modo de contenção (throttling), reduzindo assim as frequências de funcionamento e o consumo energético como forma de reduzir a temperatura, afectando directamente o desempenho.

Existem dois entusiastas que se têm dedicado a identificar a origem destes problemas, que estão a ser reportados por praticamente todos os utilizadores de placas gráficas que utilizem os dissipadores com o design de origem da AMD, e os resultados são mais notórios quando a placa é instalada na sua posição tradicional, na horizontal, sendo que os modelos montados na vertical não sofrem tanto.

Der8auer, um já conhecido entusiasta alemão, decidiu publicar um vídeo, em que incluí testes efectuados a várias placas gráficas que foram adquiridas a utilizadores que reportaram terem problemas com as mesmas. Para tal, Der8auer utilizou 4 placas gráficas, tanto na vertical como na horizontal, e também na horizontal com um suporte de acrílico, para que o peso do dissipador não influenciasse o teste.

Os resultados foram esclarecedores, especialmente se tivermos em conta que em uma das placas, Der8auer chegou a modificar o dissipador para aumentar a pressão de contacto entre o dissipador e a placa, e os resultados ficaram inalterados. O problema está relacionado com o design do próprio dissipador da AMD, que utiliza uma câmara de vapor para transferir o calor das zonas de contacto em cobre (GPU e memórias) para as lâminas de dissipação na face posterior do dissipador.

Uma das formas de comprovar isso foi colocar uma placa (não alterada) na vertical, e correr os testes (Remnant FTA 4K), no qual as temperaturas se mantiveram dentro de valores seguros. Quando virada na horizontal, as temperaturas do sensor GPU Hot Spot subiram vertiginosamente para os valores limite. Porém, quando virada novamente para a vertical, as temperaturas já não se alteraram.

Isto significa que a câmara de vapor, que funciona através da utilização de um líquido no seu interior que condensa com o valor, e volta estado líquido quando arrefece, não está a funcionar correctamente, devido a um problema de design que impede do líquido de retomar às zonas de maior calor (zonas de contacto). A confirmar-se esta teoria, isto significa que todas as placas gráficas da AMD, e de outros fabricantes que estejam a usar o mesmo dissipador, precisam de ser revistas, o que poderá levar a um recall (recolha do fabricante) global.

Até ao momento, a AMD já publicou uma mensagem a avisar que todos os utilizadores que detectem um funcionamento incorrecto, nomeadamente throttling por questões de temperatura, que devem contactar a equipa de suporte da AMD:

We are aware that a limited number of users are experiencing unexpected thermal throttling on AMD Radeon RX 7900 XTX graphics cards (reference models made by AMD). Users experiencing unexpected thermal throttling of an AMD Radeon RX 7900 XTX should contact AMD Support.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version