Microsoft pode investir 10 mil milhões na OpenAI

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Segundo o site Semafor, a Microsoft está em negociações com a OpenAI para investir 10 mil milhões de dólares adicionais na empresa responsável pelo chatbot ChatGPT. Como parte do negócio, a Microsoft também quer integrar o ChatGPT no motor de busca Bing.

Este não será o primeiro investimento que a Microsoft faz na OpenAi, em 2019, a empresa de Redmond já tinha investido mil milhões de dólares, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de Inteligência Artificial.

O interesse da Microsoft em investir 10 mil milhões de dólares podem ser um resultado directo da crescente popularidade do ChatGPT, devido à capacidade que este chatbot tem de responder a perguntas em linguagem natural, uma forma muito diferente das listagens de links que o Google e o Bing conseguem oferecer aos utilizadores actualmente.

A notícia publicada pelo Semafor, surgiu dias depois de o site The Information ter noticiado que a Microsoft estaria em negociações com a OpenAI para aumentar a sua posição na empresa, e também de uma notícia do Wall Street Journal, que indicava que a OpenAI queria vender acções a empresas de capital de risco, com uma avaliação total de 29 mil milhões de dólares.

Ainda de acordo com o artigo publicado pelo Semafor, os termos do negócio indicam que a Microsoft vai ficar com 75% dos lucros da OpenAI até recuperar o investimento. Subsequentemente, a estrutura da OpenAI vai ser alterada para reflectir as quotas que a Microsoft e outros investidores têm na empresa.

A OpenAI foi fundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman para pesquisa e desenvolvimento no campo da Inteligência Artificial. 

Neste momento, a OpenAI também está a trabalhar no projecto DALL-E 2, um sistema capaz de criar imagens realistas a partir de descrições feitas através de linguagem natural.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version