Intel bloqueia capacidades de overclock dos novos Raptor Lake não “K”

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Segundo a nomenclatura da Intel, os processadores apropriados para overclock são os modelos com a designação “K”, como os Core i9-13900K, Core i7-13700K e Core i5-13600K. Porém, na anterior geração, designados de Alder Lake, é possível efectuar-se overclock a modelos não “K” em certas motherboard equipadas com chipsets Intel B660 e B760, desde que estas disponham de um gerador de frequência externo.

Esta solução permitia explorar o elevado potencial de overclock de processadores mais acessíveis, como um Core i5-12400, que podia facilmente elevar-se dos originais 4.4 GHz de frequência máxima para acima de 5.0 GHz, sem precisar de recorrer a sistemas de arrefecimento mais extremos.

Porém, parece que com a nova geração de processadores de 13ª geração Raptor Lake, a Intel volta a ser a Intel, e introduziu no código interno dos novos processadores a impossibilidade de se utilizar geradores de frequência externos, ou seja, acabou-se a possibilidade de realização de overclock em processadores não “K”.

Esta situação volta a dar vantagem à AMD, que poderá assim aproveitar o facto de todos os seus processadores estarem desbloqueados de fábrica, sendo a única limitação o chipset e a motherboard que escolhem, sendo os modelos com chipsets mais acessíveis, como os AMD A520, impeditivos de realização de overclock no processador, embora seja possível efectuar-se nas memórias.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version