Elgato Stream Deck +

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Quando, há uns anos, recebi o Stream Deck original para review achei-o uma boa ideia, mas também pensei que era apelativo a apenas uma pequena franja de mercado, os chamados “criadores de conteúdos”, que com este hardware conseguiam inserir vários tipos de efeitos visuais e sonoros nos seus vídeos gravados, ou em directo.

Mas a Elgato fez duas coisas inteligentes: continuou a desenvolver o software e o hardware para além da altura do lançamento e permitiu o desenvolvimento de software para esta nova plataforma a quem quisesse.

Agora, o Stream Deck pode ser usado muito para além da criação de conteúdos. Eu, por exemplo, uso um Stream Deck XL para jogar Elite Dangerous, porque permite simplificar bastante os vários comandos que, de outra forma, só podiam ser usados com um teclado ou com um kit de joystick e acelerador com dezenas de botões.

A primeira versão da minha configuração de botões para o Elite Dangerous no Stream Deck.

Se quiser saber mais acerca do Stream Deck no Elite Dangerous, veja aqui, aqui e aqui.

Mas não estamos aqui para falar do Elite Dangerous, mas sim do novo Stream Deck +.

O hardware

Este novo hardware, mistura vários conceitos e produtos comercializados pela Elgato e pela Corsair (que detém a Elgato).

Na parte de cima estão oito botões em tudo semelhantes aos dos outros Stream Deck. Cada um deles é um pequeno ecrã, que pode ser povoado com imagens estáticas ou em movimento e podem ser programados para fazer aquilo que o utilizador quiser.

Logo abaixo, está um ecrã LCD que mede 108 por 14 mm. Este ecrã é semelhante ao Corsair iCue Nexus, que pode ser montado em alguns teclados da Corsair, ou usado em separado. O ecrã é sensível ao toque e pode conter 5 widgets, que dão informação acerca do sistema, ou botões que podem ter o mesmo tipo de uso dos 8 botões que estão acima.

Abaixo do ecrã, estão 4 potenciómetros e é aqui que está o factor diferenciador do Stream Deck + em relação aos modelos anteriores.

Estes potenciómetros podem, por exemplo, servir para alterar rapidamente o volume de uma faixa de áudio, ligar, desligar e alterar o brilho de um sistema de iluminação compatível ou qualquer outra coisa que o utilizador quiser.

A ligação ao computador é feita através de um cabo USB que, tal como nos outros modelos, também serve para alimentar o Stream Deck +.

O software

A alma deste produto é o software. O programa chama-se Stream Deck e está disponível no site da Elgato para Windows e macOS.

A interface do Stream Deck está dividida em duas secções: a da esquerda é uma representação do dispositivo, com os vários botões, o ecrã e os potenciómetros no caso do Stream Deck+. A da direita contém os vários tipos de acções que vêm de série, mas o utilizador pode acrescentar mais manualmente (como no caso do sistema de controlo do Elite Dangerous) ou através da loja da Elgato.

A interface do software Stream Deck.

O procedimento de configuração é simples. Na coluna da direita, escolhe-se a acção que se quiser usar e arrasta-se para cima de um dos botões à esquerda. Depois, na zona logo abaixo dos botões aparecem os campos de configuração da acção que foi arrastada anteriormente.

Isto é repetido para todos os botões. Se o utilizador precisar de programar mais acções do que a quantidade de botões disponível, pode criar páginas. Assim que cria uma página, começa de novo com os botões todos vazios. A quantidade de páginas que podem ser criadas é ilimitada.

Durante o processo de programação dos botões, o utilizador pode usar a imagem que está incluída na acção, ou usar um ficheiro JPG ou PNG para representar a acção no botão.

A loja de plugins para os Stream Deck.

Experiência de utilização

A qualidade de montagem e materiais empregues na construção do Stream Deck é de primeira categoria. O dispositivo tem um aspecto muito robusto e nada está fora do lugar. Tal como nos modelos anteriores, está incluído um suporte que permite usar o Stream Deck + confortavelmente em cima de uma mesa.

No que respeita ao funcionamento, o Stream Deck + oferece um pouco mais de versatilidade ao já muito versátil Stream Deck. A configuração das novas funcionalidades (ecrã e potenciómetros) é tão simples como a dos botões e nas acções mais “analógicas” (alterar o brilho da iluminação, ou do volume), os potenciómetros são bastante mais confortáveis e precisos de utilizar.

A funcionalidade toque do ecrã não tem quase lag nenhum e aparentemente é tão rápida como a dos botões normais.

Francamente, a única coisa menos boa acerca deste hardware é o preço. O Stream Deck + custa 229,99 euros, o que o coloca fora de muitos orçamentos.


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version