EK lança bloco para arrefecimento directo em processadores Intel Core de 12ª e 13ª geração

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A EK, um dos melhores fabricantes de componentes para sistemas de arrefecimento líquido (watercooling) acaba de lançar um conjunto de blocos de arrefecimento para processador, específicos para processadores Intel Core de 12ª e 13ª geração, de encaixe LGA-1700, caso já tenham, ou ponderam remover o heatspreader dos mesmos.

Este lançamento ocorre precisamente na mesma altura em que a Intel lança oficialmente o novo Core i9-13900KS, um processador que pode atingir os 6 GHz, quando atingidas as condições ideais, ou seja, quando as temperaturas o permitirem.

A melhor forma de conseguir explorar todo o potencial desse processador, bem como de qualquer outro processador Intel Core Alder Lake ou Raptor Lake, será através de um “delit“, ou seja, arrefecendo directamente o chip (die) do processador ao remover o heatspreader integrado (IHS).

[ngg src=”galleries” ids=”55″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Disponível numa edição limitada, com um acabamento inspirado no design da Intel para a caixa do processador, este bloco está igualmente disponível em versões mais normais (e acessíveis), bem como na sua variante upgrade, que permite adaptar um bloco EK-Quantum Velocity2 1700 já existente para poder arrefecer directamente o die do processador, em vez do IHS.

[ngg src=”galleries” ids=”56″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Para quem não tiver ainda removido o IHS do seu processador Intel, e esteja a considerar tal solução, a EK disponibiliza uma ferramenta específica para o efeito, o EK-Quantum Velocity2 IHS Removal Tool 1700, que foi desenvolvido pelo entusiasta Der8auer, recorrendo a pelas em alumínio anodizado, criadas na perfeição para a remoção do IHS sem danificar a superfície do processador.

Igualmente relevante é o elemento de encaixe no socket (EK-Exact Mount), que substitui a estrutura original da motherboard, para garantir que a altura de contacto com o die do processador é a correcta, bem como a pasta térmica líquida Thermal Grizzly Conductnaut, para garantir uma transferência de calor perfeita.

Segundo testes realizados pelo Der8auer, quem ajudou a desenvolver os elementos, os ganhos são notórios, com um Intel Core i9-13900K, arrefecido com um sistema de watercooling com um bloco Corsair XC7, a ver a temperatura descer dos anteriores 92.1ºC para uns bem mais apetecíveis 77.5ºC, uma melhoria de 10.5ºC.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version