Discord adiciona codificação AV1 para gráficas GeForce RTX 40

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Aos poucos, o novo codec de vídeo AV1, que permite uma maior compressão do vídeo sem perda de qualidade, está a começar a implementar-se no mercado, sendo esta a solução ideal para substituir o já antiquado (e limitado) codec H.264.

Anteriormente tínhamos anunciado que o OBS Studio, a mais popular ferramenta de gravação e de streaming de jogos, já tinha permitido a gravação de conteúdos com o codec AV1, mas ainda não permitia a transmissão porque simplesmente ainda não existia uma plataforma que o suportasse.

Através desta publicação no Twitter, feita por Gerardo Delgado, Product Line Manager da Nvidia para criadores de conteúdos, o Discord tornou-se na primeira plataforma a permitir a transmissão de conteúdos de vídeo através do novo codec AV1, sempre que identificar que o utilizador tem uma Nvidia GeForce RTX 4090, 4080 ou 4070 Ti instalada no sistema.

Esta função, que será disponibilizada com a próxima grande actualização, que deverá decorrer até ao final da presente semana, permitirá transmitir vídeo 4K a 60 fps utilizando um bitrate de apenas 8 Mbps. Caso hardware do utilizador não seja compatível com o codec AV1, o vídeo será automaticamente convertido para o codec H.264.

O facto de este anuncio ter sido feito por alguém da Nvidia não permite confirmar se esta actualização do Discord será compatível com outros processadores gráficos que também tiram partido do codec AV1, como as novas Intel Arc Alchemist e as novas AMD Radeon RX 7000 com arquitectura RDNA3. Será uma questão de tempo até aguardarmos pela “Releases Notes” da nova actualização do Discord.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version