DirectStorage cumpre a promessa de acelerar bastante os carregamentos a partir de SSD NVMe

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Microsoft

A nova API DirectStorage da Microsoft promete trazer para os PC as velocidades de carregamento de dados que já existem há dois anos nas consolas de última geração Xbox e PlayStation 5. Com o lançamento do primeiro jogo que integra esta tecnologia para breve, foram feitos testes que servem para verificar os ganhos de velocidade com hardware de consumo, fora dos laboratórios da Microsoft.

Testes feitos pelo site alemão PC Games Hardware, mostram que a API DirectStorage pode ajudar a acelerar significativamente o carregamento de dados em sistemas com SSD NVMe. Esta API também oferece vantagens de velocidade no campo da descompressão de dados através do GPU em relação à descompressão através do CPU.

Nos testes, o site usou uma demonstração das funcionalidades DirectStorage, disponibilizada publicamente pela Microsoft, em sistemas de armazenamento com SSD SATA e com SSD NVMe PCI Express 3 e PCI Express 4. Também foi comparada a velocidade de descompressão de dados entre três CPU e GPU, uma Radeon RX 7900 XT da AMD, uma Intel Arc A770, uma GeForce RTX 4080 da Nvidia e um processador Intel i9-12900K a 5,2 GHz.

Imagem – PC Games Hardware

A imagem acima mostra a média das velocidades de transferência obtidas dos testes em GB por segundo. Como se pode ver, os SSD NVMe são quase 10 vezes mais rápidos a carregar os dados que o SSD SATA. Também os SSD PCIe 4.0 conseguem resultados um pouco melhores que os PCIe 3.0, embora a diferença não seja tão pronunciada.

Visto que o GPU é usado para ajudar no processamento na API DirectStorage, um aspecto curioso destes testes é que a placa da Intel (a, supostamente, mais fraca das 3) conseguiu obter resultados consistentemente mais rápidos que as gráficas Nvidia e AMD, potencialmente mais rápidas.

Segundo os testes, ficheiros com alguns gigabytes demoram entre 0,5 segundos a 5 segundos a carregar com um nível de utilização do CPU entre 30 e 100 por cento. Outros, mostram os mesmos dados a carregarem em 0,5 segundos com um nível de utilização do CPU a menos de 5 por cento, o que indica que é o GPU que está a levar a cabo a tarefa.

O primeiro teste real desta tecnologia será com o jogo Forspoken da Square Enix, que chega a 24 de Janeiro.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version