Culpa das Radeon RX6000 danificadas não é, afinal, dos drivers

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Um YouTuber alemão que trabalha num serviço de reparação de componentes informáticos, KrisFix-Germany, gerou alguma confusão ao identificar várias placas gráficas da série Radeon RX 6000, que surgiram com vários processadores gráficos (GPU) danificados, e no qual o único elemento em comum entre elas prendia-se com a utilização da última geração de drivers da AMD para estas gráficas (AMD Software: Adrenalin Edition 22.11.2).

Isto, naturalmente, levantou alguma polémica, e criou pressão junto da AMD, que não conseguiu decifrar onde estaria a associação do problema com os seus drivers. Felizmente o caso teve novos desenvolvimentos, e aparentemente todas as placas gráficas danificadas reportadas provinham de um só vendedor, que vendem um volumoso lote de placas gráficas no prazo de duas semanas.

Ora, com esta informação, é fácil de se determinar que a origem das placas gráficas era de uma quinta de mineração de criptomoedas, e que as condições nas quais as mesmas trabalhavam, como sistemas de ar condicionado direccionados para as mesmas, poderá estar na causa dos problemas com os GPU quebrados das mesmas. Resumindo e concluindo, tenha cuidado com as placas gráficas usadas à venda na internet.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version