Conheça as principais novidades Lenovo do CES 2023

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 9 min

A Lenovo esteve em grande em Las Vegas, onde apresentou no seu stand no CES 2023, todas as novidades das diversas famílias de produtos. Destacamos aqui aqueles que consideramos como as mais relevantes, mas não temos (ainda) a certeza quais as que serão disponibilizadas para Portugal, nem quando.

Família Yoga

A família de equipamentos Lenovo Yoga é sinónimo de portabilidade, mas sem esquecer a inovação que sempre foi característica da mesma. Este ano o modelo de destaque é o novo Yoga Book 9i, o primeiro portátil OLED de duplo ecrã do mundo. Recorrendo a um chassis versátil, este dispositivo pode ser utilizado como um portátil, tablet, ou “tenda”, graças às dobradiças que permitem ajustar os ecrãs em 360º.

Contará com dois ecrãs tácteis OLED de 13 polegadas de resolução 2.8K, processador Intel Core i7 de 13ª geração, 16 GB de memória RAM (LPDDR5X), 512 GB ou 1 TB de armazenamento, e um sistema de som da Bowers & Wilkins de 2.1 canais, com certificação Dolby Atmos. Igualmente pertencente à família Yoda 9i encontra-se o novo AIO 9i, um All-in-One que conta com um elegante ecrã 4K de 32 polegadas.

Este conta ainda com um processador Intel Core i9 ou i7 de 13ª geração, uma Nvidia GeForce RTX 4050 Mobile, 16 ou 32 GB de memória (LPDDR5), e 512 GB ou 1 TB de armazenamento. Todos os componentes estão alojados na base, garantindo assim ao ecrã uma espessura impressionantemente fina. Já as restantes gamas de portáteis Yoga, todas estas foram actualizadas, ao receberem componentes de última geração.

O novo Yoga Slim 6i de 14″ passa a usar a nova plataforma Intel Evo de 13ª geração, ecrã OLED de 14 polegadas com Dolby Vision e formato 16:10. O Yoga 9i (14 polegadas) e Yoga Slim 7i Carbon (13 polegadas) recebem os novos processadores Intel Core de 13ª geração, e o Yoga 6, de 13 polegadas, passa a ser disponibilizado com os novos AMD Ryzen 7000, e uma bateria que irá garantir autonomia.

Gama ThinkPad

Na família de equipamentos profissionais ThinkPad, o destaque vai para a nova gama ThinkPad X1, perfeita para comemorar os 30 anos da gama ThinkPad. Disponível na versão X1 Carbon Gen11, X1 Yoga Gen8 e X1 Nano Gen3, todos eles se diferenciam pelo uso de magnésio e alumínio reciclados, no qual até as embalagens são feitas de fibra 100% de bambu e cana-de-açúcar. 

Em termos de características técnicas, todos eles receberam os novos processadores Intel Core de 13ª geração, da gama Intel Evo, incluindo os novos Core i7 com Intel vPro. O ThinkPad X1 Carbon Gen11 e X1 Yoga Gen8 podem ser configurados até um máximo de 65 GB de memória RAM LPDDR5. Igualmente relevantes são os novos monitores ThinkVision, com tecnologia Mini LED.

Disponíveis nas variantes de 27 (P27pz-30) e 32 polegadas (P32pz-30), estes monitores recorrem a 1152 zonas de iluminação independente, permitindo desta forma atingirem um contraste mais realista, com tons escuros mais profundos, e áreas iluminadas mais brilhantes. Ambos suportam as normas HDR10, HLG e VESA DisplayHDR1000, sendo ambos capazes de reproduzir imagens de resolução 4K.

Claro que, para quem procura optimizar a produtividade, a Lenovo tem no ThinkVision P49W um enorme ecrã ultra panorâmico de 49 polegadas, curvo (3800R) e uma resolução de 5120 por 1440 píxeis. Esta solução é perfeita para quem precisa de trabalhar com dois monitores lado a lado, sendo este P49W mais prático, podendo o mesmo servir para dois espaços de trabalho distintos, graças ao eKVM integrado.

Gama ThinkBook

Curiosamente foi a gama ThinkBook quem revelou as soluções mais inovadoras de toda a família de produtos apresentados pela Lenovo no CES. Começamos pelo novo ThinkBook Plus Twist, um computador portátil que tem a particularidade de usar um ecrã duplo rotativo, tendo um dos lados um ecrã OLED táctil de 13.3 polegadas de resolução 2.8K, e o lado oposto um ecrã e-ink táctil colorido de 12 polegadas.

Este equipamento inclui uma caneta digital, compatível com ambos os ecrãs, e uma configuração que conta com processadores Intel Core i7 de 13ª geração (série U), até 16 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento M.2 PCIe 4.0. Igualmente relevante encontra-se o novo ThinkBook 16P Gen4, um portátil que se destaca pela inclusão de um sistema modular, que permite a instalação de acessórios rapidamente.

Este sistema é composto por um conector magnético no topo do ecrã, que permite instalar os acessórios modulares Lenovo Magic Bay, que podem ser um modem 4G LTE, uma câmara de resolução 4K ou uma lâmpada LED de 200 lux para melhorar a luz ambiente em situações de videochamada.

[ngg src=”galleries” ids=”53″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Gama Legion

Chegou a vez dos adeptos de gaming de conhecerem as últimas novidades Legion. Uma das principais novidades é o chip Lenovo LA AI, um chip de inteligência artificial focado em portáteis de gaming, que optimiza o desempenho do sistema sempre que detectar a utilização de videojogos. Este vem instalado nos novos Legion Pro 7 e 7i, e nos Legion Pro 5 e 5i.

Estes equipamentos diferenciam-se pelas plataformas instaladas, com os Legion Pro 7i e 5i a recorrerem aos novos processadores Intel Core i9 e i7 de 13ª geração, e os Legion Pro 7 e 5 a usarem os novos AMD Ryzen 7000. Já as gráficas, os Legion 7 e 7i podem receber até uma GeForce RTX 4090, estando os Legion Pro 5 e 5i limitados até uma GeForce RTX 4070.

Foram também reveladas novas torres desktop, as compactas Legion Tower 5 e Tower 5i, e a full tower Tower 7i que, como o nome deixa transparecer, utilizam processadores Intel Core de 13ª geração nos modelos com terminação “i”, e AMD Ryzen 7000 para a Legion Tower 5. Os modelos mais compactos utilizam até uma GeForce RTX 4070, mas a Tower 7i pode incluir a poderosa GeForce RTX 4090.

Lenovo ThinkPhone

Não podíamos terminar sem fazer referência ao Lenovo ThinkPhone, que promete ser o companheiro perfeito de qualquer ThinkPad. Desenvolvido pela Motorola, este ThinkPhone distingue-se pelo seu design, desempenho e pelas diversas funcionalidades de segurança e suporte, através da plataforma ThinkShield, que implementa políticas de segurança fundamentais, funcionalidades e hardware especializado.

Contará com um chassis robusto, com certificação MIL STD 810H, graças ao uso de alumínio e de fibra aramida, mais leve e mais forte que o aço, e vidro Gorilla Glass Victus, bem como a certificação IP68. Conta com um ecrã de 6.6 polegadas de 144 Hz, Snapdragon 8+ Gen1, 8 ou 12 GB de memória RAM e 128, 256 ou 512 GB de armazenamento.

Incluí um módulo de câmaras traseira com sensor grande angular de 50 MP, ultra grande angular de 13 MP, e frontal de 32 MP. A bateria, de 5000 mAh, aceita carregamento rápido de 68W por USB-C, ou 15W via wireless. Incluirá, pré-instaladas, as aplicações do Microsoft 365, Outlook e Teams, e o Moto KeySafe, que

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version