8 aplicações para aceder a clouds privadas ou publicas

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

Nunca, como hoje, os nossos dados foram tão importantes: cada vez mais, é preciso ter o máximo cuidado com o local onde os armazenamos e com a forma a que os acedemos.

Quer usemos um NAS pessoal ou um sistema de armazenamento na cloud, aqui ficam as melhores aplicações para entrar no mundo das clouds privadas com toda a segurança.

My Cloud Home

Se tiver à sua disposição um equipamento Western Digital das séries My Cloud Home e My Cloud Home Duo, esta app é fundamental para gerir por completo estes dispositivos, bem como aceder aos conteúdos armazenados, mesmo fora de casa. A My Cloud Home permite activar um modo de backup automático das fotografias e vídeos captados pelos seus dispositivos móveis, fazer pesquisas dos conteúdos por nome ou localização, partilhar ficheiros reproduzir vídeos e músicas.

Versão Android Versão iOS

 

Synology Drive

Tal como o nome indica, esta é a ferramenta a usar por quem tenha em casa (ou no escritório) um NAS da Synology. A app tem a particularidade de permitir a gestão de partilhas, bem como abrir ficheiros, incluindo documentos e folhas de cálculo, graças às capacidades do Synology Office. Algumas funções podem ser ainda mais bem exploradas com aplicações próprias – por exemplo, com a Synology Photos podemos organizar, de forma mais completa, a nossa biblioteca de fotografias.

Versão Android Versão iOS

 

AiData

Quem tiver um NAS da Asustor, tem na AiData um recurso essencial para gerir os diferentes tipos de ficheiros armazenados. Apesar de ser uma app relativamente básica, ou seja, sem funcionalidades mais avançadas e específicas para cada tipo de utilização (como a AiMusic, a AiFoto 3 e a AiVideos), a AiData permite descarregar, enviar e partilhar ficheiros de forma fácil e intuitiva, tendo a possibilidade de reproduzir ficheiros multimédia.

Versão Android Versão iOS

 

Qfile

Mais uma marca de NAS, mais uma app dedicada: a Qfile, da QNAP, é a app ideal para fazer a gestão dos ficheiros, através de um dispositivo móvel. Esta aplicação é bastante simples, mas completa: permite o upload e download de todo o tipo de ficheiros, bem como a partilha dos mesmos, incluindo a sua reprodução, que pode ser feita, tanto no dispositivo móvel (fotografias apenas), como em equipamentos ligados em rede. A Qfile permite ainda a activação do backup automático de fotografias e vídeos.

Versão Android Versão iOS

 

Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento de dados da Google, que permite uma interacção perfeita com o Docs, o Photos, o Gmail ou o Calendário, entre outros recursos. Para se inscrever, precisa de criar uma conta Google, que oferece 15 GB de espaço gratuito para novos utilizadores, espaço esse que acaba por não ser assim tanto, uma vez que este é partilhado por todos os serviços da marca. Contudo, pode minimizar este impacto ao limitar o uso de espaço em serviços como o Google Photos: aqui, basta guardar as imagens no modo ‘Poupança de armazenamento’ (fotos com máximo de 16 MP e vídeos a 1080p).

Versão Android Versão iOS

 

Dropbox

O Dropbox continua a ser uma referência no que toca a armazenamento de dados na cloud, seja para uso pessoal ou profissional, graças às ferramentas de colaboração disponíveis. O Dropbox permite a integração com as melhores ferramentas do mercado, como a Google Suite, Microsoft Office, Slack, Adobe e Zoom. Caso queira experimentar, o Dropbox oferece até 2 GB de espaço para armazenamento gratuito para novos utilizadores, mas é preciso subscrever um plano pago para poder tirar partido de todas as funcionalidades. O plano mais acessível é o Plus (9,99 euros/mês, quando facturado anualmente), com oferta de 2 TB de armazenamento.

Versão Android Versão iOS

 

OneDrive

Como o Drive está para a Google, o OneDrive está para a Microsoft. Como seria de prever, esta app tem integração total com os diversos serviços e ferramentas da Microsoft, incluindo o Office. Isto permite editar documentos em tempo real, mas apenas se subscrever um dos planos profissionais, associados à plataforma Microsoft 365. No plano básico, cada novo utilizador terá acesso a 5 GB de espaço gratuito para armazenamento dos seus dados, sendo possível ampliá-lo até 100 GB, caso se subscreva o plano OneDrive Standalone (vinte euros/ano).

Versão Android Versão iOS

 

Mega

O Mega continua a ser um dos nossos serviços preferidos, não só por ser um dos que oferece maior capacidade de armazenamento gratuito para novos utilizadores (20 GB), mas também por ser o que tem as melhores políticas de segurança e encriptação de dados zero-knowledge do mercado. Aqui, a chave de encriptação está no dispositivo e só o utilizador final é que tem acesso à mesma. Em termos de planos, se os 20 GB de base forem insuficientes, a Mega disponibiliza entre 400 GB (4,99/mês) e 16 TB (29,99/mês), ambos preços muito abaixo dos serviços rivais.

Versão Android Versão iOS
Etiquetas:
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version