Xiaomi Mi 2K Gaming Monitor 27

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Xiaomi é uma marca mais conhecida pelos smartphones que oferecem uma boa relação preço/qualidade, mas como empresa oriental que é, tem produtos em muitas categorias além dos telemóveis: aspiradores, alimentadores inteligentes para animais (testamos um na secção de Gadgets), misturadores e outros electrodomésticos. Nesta lista cabem também monitores para jogos, como este Mi 2K.

O primeiro monitor da Xiaomi saiu no final de 2019 no mercado chinês: tinha um ecrã de 24 polegadas com resolução 1080p. Seguiu-se um ultra-wide de 34 polegadas, que foi distribuído em todos o mundo e, agora, temos o Mi 2K que tem um ecrã de 27 polegadas IPS QHD (2560 x 1440), taxa de actualização máxima de 165 Hz e um pedestal feito em metal preto, que lhe permite rodar noventa graus para poder ficar na vertical.

Em termos de conectividade, o Mi 2K tem uma entrada DisplayPort 1.4, duas HDMI 2.0 e uma USB IN que faz funcionar as duas USB 3.0 Type-A. Também temos um entrada jack de 3,5 mm para ligar um headset. As entradas podem ser escondidas atrás de uma peça amovível, que é segura com de ímanes. No que toca ao design, pode dizer-se que o Mi 2K fica bem em cima de qualquer secretária. Os rebordos são mínimos e parece que a imagem está a flutuar à frente do utilizador.

Duas das funcionalidades mais importantes do Mi 2K, o modo HDR e a taxa de actualização variável, estão desligadas por defeito e têm de ser activadas de forma manual na interface do monitor. Uma característica não documentada (provavelmente por questões de direitos) é a possibilidade de usar o sistema G-Sync da Nvidia. Experimentei o Mi 2K com uma 3080 Ti e o G-Sync ligado – funcionou tudo como seria de esperar.

Um dos únicos problemas do Mi 2K é o HDR: embora cumpra o padrão HDR400, quando se liga esta funcionalidade, não se nota muito o efeito numa utilização no dia-a-dia. Já nos jogos, o HDR do Mi 2K torna as cores um pouco saturadas demais e as zonas brilhantes ficam com brilho a mais. Por isso, se o comprar para jogar, mais vale manter o HDR desligado.


Distribuidor: Xiaomi

Preço: €449,99


Ficha Técnica

Ecrã: 27 polegadas, IPS
Tempo de resposta: 1ms (IMBC), 4ms (GTG)
Taxa de actualização: 165 Hz
Resolução máxima: 2560 x 1440
Ligações: DisplayPort 1.4, 2 x HDMI 2.0, 1 x USB IN, 2 x USB 3.0, áudio 3,5 mm
Dimensões: 609,44 x 200 x 461,25 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version