União Europeia anunciou a partir de quando os novos dispositivos móveis vão ter de usar USB Type-C

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Após 10 anos de debates, em Outubro, a Comissão Europeia aprovou legislação que obriga que todos os novos telefones, tablets e outros dispositivos electrónicos vendidos no território da UE a usarem ligações USB Type-C a partir de 2024. O Conselho Europeu aprovou a legislação semanas depois.

Agora, essa legislação foi publicada no jornal oficial da UE e indica que o prazo limite para adopção da harmonização dos sistemas de carregamento de dispositivos electrónicos para USB-C é 28 de Dezembro de 2024. Esta alteração terá de ser feita nos novos modelos de telefones, tablets, câmaras digitais, consolas portáteis e outros dispositivos electrónicos. Todos os produtos que são carregados por indução estão isentos.

Embora os computadores portáteis também sejam abrangidos pela mesma directiva, a alteração para USB Type-C pode ser feita até 28 de Abril de 2026.

A empresa que vai ser mais afectada no imediato será a Apple. Desde o início, que a empresa de Cupertino tem dito que a obrigação de adoptar a norma USB-C pode limitar a inovação. Um dos argumentos que empresa apresentou é que se a UE tivesse aprovado a utilização obrigatória da norma Micro-USB, as ligações Lightning e USB Type-C nunca teriam sido inventadas. A Apple também diz que a adopção desta directiva vai criar mais desperdício electrónico, porque os consumidores vão ter de se desfazer dos muitos carregadores que já têm.

Depois da aprovação da directiva, a Apple acabou por admitir que ia ter de abandonar as entradas Lightning no iPhone, porque, ao contrário das ligações USB-C, não é compatível com a norma USB 3.1 gen 2 e apenas suporta 14 W de potência máxima.

O primeiro modelo de iPhone com USB Type-C deve chegar já no ano que vem. De acordo com alguns rumores, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, vão suportar transferência de dados de alta velocidade (semelhantes às conseguidas com USB 3.2 ou Thunderbolt 3) e os modelos mais abaixo na gama vão conseguir apenas velocidades semelhantes à da norma USB 2.0.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version