Quanto custa montar um (bom) computador de gaming? Em Portugal, temos de gastar quase dois mil euros

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Resul Kaya

A Picodi, uma plataforma que oferece códigos de desconto em várias lojas online e permite fazer cashback com as compras, reuniu os valores de vários componentes de gaming para perceber quanto custa montar um PC de jogos.

Em Portugal, é preciso gastar quase dois mil euros (mais concretamente, 1885 euros) tendo em conta os «componentes mais populares em 2022» da lista Steam’s Hardware Survey; o mais caro é, como seria de esperar, a placa gráfica: uma RTX 3060 custa 495 euros.

Dos sete componentes indicados pela Picodi, segue-se o processador de seis núcleos (239 euros) e a motherboard (156 euros); a compra mais em conta será a do disco SSD, com 1 TB: 81 euros. A este rol, juntam-se ainda três periféricos (rato, teclado e auscultadores) e um monitor de 24 polegadas (230 euros).

A Picodi lembra ainda que é preciso juntar uma licença do Windows, cujo preço é de «145 euros», e os gastos com jogos: um gamer médio comprará um, por mês, o que dará «684 euros» no final do ano.

Esta plataforma fez ainda uma relação entre o custo de montar um PC de gaming em cinquenta países e o salário médio: Portugal está em 21.º com os 1885 euros a corresponderem a 1,8 salários (valor médio de 1034 euros).

A Suíça é onde será mais acessível criar um PC deste tipo – 1621 euros correspondem a 0,3 salários médios; nos antípodas está a Argentina, onde ter um computador de gaming é quase um super-luxo: 4150 euros, 12,5 vezes um salário médio deste país da América do Sul.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version