QNAP HS-264

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Os NAS não têm de ser caixotes barulhentos com entradas para discos na parte da frente. Prova disso é o QNAP HS-264, um sistema NAS para dois discos sem ventilação activa, com um design e forma que nos permite, até, colocá-lo numa sala, para servir de media center: assemelha-se a um pequeno computador de secretária.

Este NAS mede apenas 41 mm de altura e tem um acabamento metálico baço que lhe dá a classe que outros não têm. A parte da frente é uma peça plástica preta, segura ao chassis com uns ímanes: é por trás que estão as entradas para as gavetas, onde podemos usar SSD SATA ou discos mecânicos. No entanto, se usar estes últimos, o sistema perde uma das suas vantagens: ser completamente silencioso. Por baixo está o dissipador de calor passivo do processador Intel Celeron N5105 com quatro núcleos.

Uma das particularidades deste NAS da QNAP é a de poder ser usado directamente com um teclado, um rato e um monitor (ou TV), como se de um computador “normal” se tratasse. Neste caso, até há a possibilidade de se usarem ferramentas de produtividade.

Fora isto, o HS-264 é um NAS com todas as funcionalidades tradicionais de servidor de ficheiros numa rede local: permite a instalação de dezenas de aplicações para ampliar muito as suas funcionalidades. Assim, podemos ter servidores multimédia, web, e-mail e até um sistema de virtualização, que serve para usar um sistema operativo directamente numa janela do browser.

No que respeita à velocidade da rede, como as ligações são de 2,5 Gbps, os valores teóricos podem ultrapassar bastante os 200 MB/s nas transferências de ficheiros. Durante os nossos testes, conseguimos uma velocidade de escrita de 205 MB/s e de 210 MB/s na leitura de 4 GB de dados.

Apesar de nos ter sido entregue com dois discos mecânicos, como não tem ventoinhas, o NAS continua a ser bastante mais silencioso que outros modelos. A peça metálica superior fica um pouco morna durante a utilização porque, também ela, serve para dissipar o calor gerado pelos discos.


Distribuidor: QNAP

Preço: €699


Ficha Técnica

Processador: Intel Celeron N5105 de quatro núcleos a 2,9 GHz
Memória: 8 GB
Armazenamento: SSD SATA 2,5”, HDD 3,5” ou 2,5” até 308 TB
Configuração dos discos: JBOD, Single, RAID 0, 1
Ligações: 2 x RJ-45 (2,5 Gb), 2 x USB Type-A (USB 3.2 Gen 2), 2 x HDMI 2.0 Sistema operativo: QTS 5.0.1
Dimensões: 41,3 x 302 x 220 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version