O ano em palavras: Dicionário Priberam mostra o que andaram a pesquisar os portugueses em 2022

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Lusa

Sabe o que significa ‘oligarca’? E ‘jubileu’? Será que ‘intempérie’ é mesmo outra forma de dizer ‘temporal’? Estas são algumas das palavras que marcaram o ano, em pesquisas, no site do dicionário Priberam.

Ao todo, o site reuniu as 24 palavras que despertaram maior curiosidade dos portugueses e seleccionou duas por cada mês de 2022. Como é natural, a maioria é relativa ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia, o acontecimento que acabou por marcar o ano.

‘Oligarca’ foi mesmo a palavra mais pesquisada neste dicionário online; a expressão está ligada a um «grupo restrito» da sociedade, russa neste contexto, que «detém o poder ou tem preponderância no governo». Na lista de palavras ligadas à guerra entre estes dois países de Leste estão ainda ‘desmilitarização’, ‘genocídio’ e ‘incumprimento’ (numa referência ao facto de a Rússia não ter conseguido pagar cem milhões de dólares em juros sobre a sua dívida soberana).

Estas 24 palavras estão todas ligadas a notícias que foram saindo ao longo do ano – a iniciativa do Priberam tem a parceria da Agência Lusa. No site do dicionário é possível ver o artigo que motivou a pesquisa de cada expressão. A lista completa pode ser vista, de forma mais simples, aqui.

O ‘Ano de 2022 em Palavras’ acontece pela sexta vez consecutiva e tem uma novidade: será possível votar nas palavras, clicando no coração que está ao lado de cada uma, no mesmo site.

Na semana passada, o Google também já tinha revelado as palavras mais pesquisadas no seu motor de busca. Curiosamente, nenhum dos termos se repete nas duas listas.

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version