Nunca se venderam tão poucas placas gráficas nos últimos 20 anos…

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Há cerca de um mês demos-lhe a conhecer que a venda de placas gráficas em 2022 estava a atingir níveis preocupantes, com valores ao nível dos de 2009. Porém, segundo dados mais recentes, que incluem os resultados do terceiro trimestre de 2022, fornecidos pela consultora Jon Peddie Research, os dados são bem mais preocupantes, e colocam os resultados como sendo os piores dos últimos 20 anos.

No total, foram vendidas 6.9 milhões de placas gráficas este trimestre para computadores desktop, valor equiparável ao número de placas gráficas vendidas para computadores portáteis, o que prefaz um total de quase 14 milhões de placas vendidas, o que corresponde a uma quebra de 42% face ao período homólogo. Em contrapartida, o número de placas integradas foi de 61.5 milhões de unidades.

[ngg src=”galleries” ids=”39″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Com o fim da pandemia, a instabilidade económica global e o fim da mineração de criptomoedas levaram a que a procura de novas placas gráficas caísse vertiginosamente, para resultados que apenas podem ser equiparados aos obtidos durante o terceiro trimestre de 2005. Por outro lado, embora o número de placas vendidas seja baixo, o preço e a margem de lucro das placas gráficas actuais é significativamente superior.

Quando analisados os resultados em termos de quota de mercado, observamos um dominio quase por completo da Nvidia, que conquistou no terceiro trimestre de 2022 o seu melhor resultado das últimas duas décadas, com 86% de quota de mercado, tendo a AMD caido para uns desastrosos 10%. Já a Intel conseguiu 4% em um só trimestre, com a chegada ao mercado da sua linha de placas Arc.

[ngg src=”galleries” ids=”40″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Apesar dos fracos resultados obtidos durante o terceiro trimestre de 2022, isto poderá não ser sinal de que o mercado esteja efectivamente em abrandamento, mas sim em espera, já que só durante o quarto trimestre é que iremos encontrar os primeiros resultados das (ainda limitadas) vendas das novas GeForce RTX 4090 e 4080, bem como das novas AMD Radeon RX 7900 XT e XTX.

Só durante o primeiro trimestre de 2023 é que encontraremos resultados mais animadores, pois além de já incluirem vendas dos modelos recentemente lançados, provavelmente encontraremos já resultados de novos modelos que serão lançados no início do ano, como as futuras GeForce RTX 4070 Ti, ao qual se juntam todas as variantes mobile, tanto da Nvidia como da AMD.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version