Apesar das garantias de Elon Musk, o Twitter suspendeu a conta @ElonJet

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A conta da rede social Twitter @ElonJet, que publicava automaticamente as viagens do avião privado de Elon Musk, foi suspensa da rede social. Elon Musk disse em Novembro que essa conta era “um risco directo à sua segurança”, mas que não a ia suspender por “estar empenhado na liberdade de expressão”.

Não se sabe o que mudou, passado apenas um mês desde essas declarações. As publicações nas redes sociais Instagram e Facebook da conta @ElonJet continuam a aparecer. Ainda ontem, foi publicada informação que o avião privado de Musk viajou durante 48 minutos e aterrou em Los Angeles.

A suspensão surge menos de uma semana depois do seu criador, Jack Sweeney, ter dito que a conta estava a ser restringida pelo Twitter. Sweeney publicou uma captura de ecrã que mostra, alegadamente, uma mensagem publicada no Slack do Twitter, em que Ella Irwin, chefe do departamento de ‘trust and safety’ da empresa, pediu à sua equipa para limitar a visibilidade da conta “imediatamente”. Sweeney mostrou alguns tweets que sugerem que, durante algum tempo, a conta @ElonJet não aparecia no motor de busca do serviço ou nas sugestões de contas a seguir. Mais tarde, esta situação foi revertida.

Agora, segundo um tweet de Sweeney, a conta @ElonJet foi suspensa. Em declarações ao site The Verge, ele diz que não recebeu nenhuma comunicação por parte da rede social, exceptuando a mensagem padrão a avisar que a conta ia ser suspensa. Ele diz que o desaparecimento da conta pode estar ligado ao facto de, no último fim-de-semana, ter tornado público o pedido de limitação da visibilidade da conta, feito por Irwin à sua equipa.

Ainda de acordo com declarações de Sweeney ao jornal The New York Times, Elon Musk ofereceu-lhe dinheiro para apagar a conta por a considerar um risco para a sua segurança.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version