Documentos oficiais da Intel confirmam novo encaixe LGA-1851 para futuros Meteor Lake

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Embora nem todas as páginas estejam disponíveis ao público, o portal alemão ComputerBase descobriu documentos na página web da Intel que revela informações e detalhes técnicos sobre o futuro encaixe de processador, que a mesma irá utilizar nos futuros processadores Meteor Lake.

Segundo esses documentos, os futuros processadores Intel Core de 14ª geração irão utilizar um novo encaixe, que terá a designação de LGA-1851 devido ao aumento do número de contactos de ligação entre o processador e a motherboard. Esse aumento poderá ficar-se a dever ao maior número de ligações necessárias pelo futuro formato de chiplet, que a Intel designa de Azulejos (tiles).

O que ficou latente nestes documentos é que o bloco de dissipação de calor colado (IHS – Integrated Heat Spreader) será mais alto e mais espesso, o que implicará que os sistemas de arrefecimento compatíveis com o actual Socket LGA-1700 não serão compatíveis com o futuro encaixe LGA-1851.

Outro dado relevante foi a indicação de que as variantes mobile destes novos processadores, em especial os modelos da série P, serão compatíveis com as futuras memórias LPDDR5X a 7500 MHz, e os modelos da série M compatíveis com memórias do tipo LPDDR5X a 6400 MHz. Já os futuros Arrow Lake (Intel Core de 15ª geração) deverão trabalhar com memórias LPDDR5X a 8400 MHz.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version