Como instalar o Windows Subsystem for Android do Windows 11

O Windows Subsystem for Android ainda não está disponível em Portugal, mas pode-se instalar com este truque.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

Uma das funcionalidades mais interessantes que foram mostradas quando o Windows 11 foi anunciado foi o Windows Subsystem for Android, o software que permite executar apps Android directamente a partir do menu Iniciar do Windows.

Depois de um período de testes, o sistema já foi lançado oficialmente, mas, infelizmente, ainda não chegou à loja Microsoft portuguesa. No entanto, há uma forma de instalar este software à mão sem ter de passar pela loja da Microsoft. Mas já lá vamos.

Para instalar as aplicações Android no Windows, pode usar a loja de apps da Amazon, (que pode ser instalada em conjunto com Windows Subsystem for Android), ou através de sideloading, ou seja: à mão. Este último processo é um pouco mais complicado e pode acarretar alguns problemas de segurança, porque na prática está a instalar uma aplicação que não se sabe por onde passou.

Quando estava a fazer investigação para este guia, a loja foi instalada automaticamente em conjunto com o WSL, por isso, se seguir estas instruções, quase de certeza que também será instalada no seu caso. Se não for instalada, também lhe mostramos como pode instalar as aplicações em sideloading.

Como instalar o Windows Subsystem for Android sem ter de usar a Microsoft Store

A primeira coisa a fazer é descarregar o Windows Subsystem for Android sem passar pela interface da loja Microsoft.

Aceda a este site: store.rg-adguard.net

Copie o seguinte URL e cole-o no campo que está no centro da página:

www.microsoft.com/en-us/p/windows-subsystem-for-android/9p3395vx91nr

Antes de começar a busca, clique no menu do lado direito do campo e escolha a opção ‘slow’. De seguida, clique no botão com visto que está à direita do campo.

Na lista que surge na janela, escolha o ficheiro cujo nome começa por “MicrosoftCorporationII.WindowsSubsystemForAndroid…”. Ò ficheiro em questão tem cerca de 1,3 GB. Tenha também atenção à data, descarregue sempre o mais recente. Clique no nome do ficheiro para o descarregar para o seu computador.

Nota: Comecei a fazer este tutorial no Microsoft Edge, que me impediu de descarregar o ficheiro. Por isso, use outro browser, como o Chrome, Firefox ou Opera para descarregar o ficheiro.

Depois do download acabar, navegue até à pasta onde gravou o ficheiro e dê dois clique em cima do ícone respectivo para iniciar a instalação.

Só falta mais um passo. Clique no botão ‘Iniciar’ e escreva ‘Funcionalidades do Windows’. O sistema vai sugerir o painel de controlo ‘Activar ou desactivar funcionalidades do Windows’, clique em cima do ícone.

Na janela que surge, procure a opção ‘Plataforma de máquina virtual’ e ligue-a com um clique na caixa que está à esquerda. Clique em ‘OK’. O sistema vai pedir para reiniciar. Reinicie-o para que a alteração que fez seja aplicada’.

É tudo. Já tem o Windows Subsystem for Android instalado no seu sistema operativo.

Se tudo correu bem, também terá a loja de apps da Amazon instalada no sistema. Se tiver, terá de inserir as suas credenciais da Amazon para começar a descarregar as aplicações Android. Depois de instaladas, estas aplicações aparecem no menu ‘Iniciar, como as aplicações do Windows.

Como fazer sideload de apps Android no WSA

Como foi mencionado anteriormente, o Windows Subsystem for Android pode instalar a loja de apps da Amazon, mas, senão o fizer, terá de instalar as aplicações à mão. Outra razão para usar este método é querer instalar apps que não estejam disponíveis na loja da Amazon. Este processo parece um pouco complicado ao princípio, mas vai ver que não é assim tão difícil.

A primeira coisa a fazer é encontrar as apps que vai instalar. Há vários sites que permitem fazer o download dos ficheiros .APK, como o APKMirror ou o Aptoide.

Para que tudo funciona, tem também de descarregar o pacote de ferramentas de desenvolvimento SDK Platform Tools for Windows, da Google.

Abra o Windows Subsystem for Android. Procure no menu ‘Iniciar’ por ‘As definições do Subsistema Windows para Android’. Clique em cima do ícone.

Na coluna da esquerda, clique em ‘Programador’. Use interruptor para ligar o ‘Modo de programador’. Vai aparecer um endereço IP. Tome nota desse endereço. Minimize a janela.

Descomprima o ficheiro ZIP com o SDK Platform Tools for Windows. Este software não tem instalação no Windows, por isso coloque a pasta numa localização de fácil acesso.

No site com os ficheiros APK, descarregue os que quiser. Mova-os para a pasta do SDK Platform Tools for Windows. Antes do fazer, clique em cima do nome do ficheiro APK e copie o nome completo (incluindo a extensão).

Clique com o botão direito do rato em cima do ícone da pasta do SDK Platform Tools for Windows e escolha a opção ‘Abrir no terminal’, que aparece no menu de contexto.

Na janela do Terminal, insira o seguinte comando e prima a tecla Enter:

.\adb.exe connect 127.0.0.1:58526

Este é o IP que aparece quando liga o modo de programador.

Para este exemplo, vamos instalar o jogo Cut the Rope que descarregámos da loja Aptoide. É aqui que entra o nome do ficheiro que copiou anteriormente.

Insira o seguinte comando e prima enter:

.\adb.exe -s 127.0.0.1:58526 install ‘.\cut-the-rope-full-free.apk’

O nome da app que vai instalar tem de estar entre plicas e começar por .\

O programa de instalação mostra a mensagem ‘Performing Streamed Install’ e se tudo correr bem, termina com ‘Success’.

Para abrir a app que acabou de instalar, aceda ao menu ‘Inciar’ e clique em cima do ícone da app, como se fosse uma app de Windows.

Pode repetir este processo para instalar outras aplicações. Note que, como se trata de uma máquina virtual Android, podem haver apps que funcionem mal, ou não funcionem de todo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version