Apple A16 Bionic tinha Ray Tracing, mas problemas levaram a desistir da tecnologia

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Segundo informações divulgadas pela página MacRumours, o SoC (System-on-Chip) A16 Bionic da Apple iria incluir um GPU compatível com a tecnologia Ray Tracing, mas surgiram demasiados problemas com o seu desenvolvimento, que a equipa de engenheiros da Apple optou por eliminar essa opção, e conter-se no desenvolvimento do GPU, que ainda assim é 28% superior que a solução utilizada no A15 Bionic.

Entre os problemas encontrados no desenvolvimento do GPU inicial, encontrava-se o aumento significativo do consumo de energia, o aumento do calor gerado pelo SoC e a eventual diminuição do tempo de autonomia da bateria. Como tal, foi necessário regressar a uma solução similar à do GPU do A15 Bionic, e vários engenheiros acabaram por ser dispensados.

 

Esta poderá ser uma das explicações pelo qual a Apple perdeu, durante 2022, várias figuras relevantes em termos de engenharia e desenvolvimento de SoC, que certamente já foram aproveitados pelas rivais Qualcomm e MediaTek, que por sua vez, já conseguiram desenvolver os seus próprios GPU com processamento de Ray Tracing integrado para os modelos de 2023.

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Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
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