Desempenho extrapolado da nova Radeon RX 7900 XTX equipara-a à GeForce RTX 4090

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A AMD foi extremamente cautelosa durante a apresentação de ontem à noite, na revelação da nova arquitectura RDNA3, e dos primeiros modelos a tirarem partido da mesma, as novas Radeon RX 7900 XTX e RX 7900 XT. Isto porque durante toda a apresentação, os números apresentados foram sempre comparados com a anterior topo de gama da marca, a Radeon RX 6950XT, e nunca com modelos rivais da Nvidia.

Porém, utilizando os dados anunciados pela AMD, do aumento de desempenho comparativamente à sua antecessora, o portal TechPowerUp conseguiu extrapolar, e usando os seus próprios dados, oriundos das análises a ambas as placas gráficas, conseguiram recriar aquilo que deverá ser o desempenho da futura placa gráfica de topo da AMD.

Segundo os gráficos criados, a nova Radeon RX 7900 XTX poderá, em determinadas ocasiões, equiparar-se à rival GeForce RTX 4090, utilizando a resolução 4K, mas existirão situações onde será entre 5 a 10% inferior. Isto deverá colocar a nova Radeon topo de gama ao nível da futura GeForce RTX 4080 de 16 GB, que ainda não foi lançada, e que será (aproximadamente) 200 dólares mais dispendiosa.

É certo que a situação poderá mudar de figura, até porque a AMD ainda não revelou com grande detalhe como funcionará a nova tecnologia FSR 3.0 Fluid Motion, que segundo os responsáveis da empresa, poderá duplicar o desempenho da placa gráfica, superando os resultados até então registados pela tecnologia rival Nvidia DLSS 3.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version