Combate às fake news: Google vai dar treze milhões de euros à Rede Internacional de Verificação de Factos

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Charles Deluvio

A Google anunciou hoje, em conjunto com a Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN), a criação do Fundo Global de Verificação de Factos – para isto, será atribuído um de cerca de treze milhões de euros. A esta iniciativa também se junta o YouTube.

Com isto, a gigante tecnológica vai «apoiar a rede de 135 organizações de verificação de factos em 65 países» da IFCN. A Google lembra que esta é a sua «maior contribuição única» no combate às fake news.

A estes treze milhões de euros, somam-se mais 2,5 milhões que serão entregues à TechSoup Europe, uma ONG de ‘filantropia tecnológica’, para «lançar um fundo de aceleração» que vai dar apoio a organizações sem fins lucrativos na «luta contra a desinformação»

Foi ainda anunciada a doação de um valor não especificado à associação polaca Demagog para criar um «ecossistema de verificação de factos» na Europa.

Todos os detalhes sobre estas iniciativas da Google para minimizar o impacto das fake news podem ser lidos aqui.

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version